O PME e a atuação do gestor: da teoria à prática
Resumo
A presente monografia objetiva compreender o papel do gestor e as estratégias adotadas com vistas à qualidade na educação infantil, considerando a efetivação das metas do Plano Municipal de Educação (PME) no âmbito de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria - RS. Para tanto, realizou-se um estudo documental e bibliográfico como forma de inferir conceitos relacionados à qualidade na educação infantil e a legislação vigente acerca dessa etapa. Tais conceitos perpassam também pelo estudo dos Planos Nacional e Municipal de Educação, legislação em destaque nesse estudo e que balizam os limites e possibilidades da educação. Do mesmo modo, procurou-se refletir sobre a importância do gestor na qualidade da educação infantil ofertada e as possíveis estratégias adotadas pelos gestores para a efetivação das metas do PME. A base teórica constituiu-se de autores como Zabalza (1998), Dourado e Oliveira (2009), Kuhlmann Jr. (1998), entre outros, bem como da legislação que baliza a educação infantil e os Planos Nacional e Municipal de Educação. Verificou-se com esse trabalho que a qualidade da educação ofertada tem estreita relação com os diversos aspectos inerentes ao cotidiano de instituições de educação infantil. Não é possível mensurarmos a qualidade sem considerar todo o contexto no qual a instituição está imersa. As estratégias para a efetivação das metas do PME, principalmente a meta 1, que aborda a educação infantil, necessitam, além do comprometimento do gestor, a parceria da mantenedora, a fim de garantir a qualidade na educação ofertada.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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