Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHennicka, Micheli Daiani
dc.creatorPomnitz, Naila Cohen
dc.date.accessioned2018-09-04T12:01:19Z
dc.date.available2018-09-04T12:01:19Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14171
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis monograph aims to understand the role of the manager and the strategies adopted for quality in early childhood education, considering the implementation of the goals of the Municipal Education Plan (PME) within a school of the Municipal Network of Education Santa Maria - RS. For that, a documentary and bibliographic study was conducted as a way of inferring concepts related to quality in early childhood education and the legislation in force about this stage. These concepts also pervade the study of the National and Municipal Education Plans, legislation that is highlighted in this study and that mark the limits and possibilities of education. Likewise, we sought to reflect on the importance of the manager in the quality of the child education offered and the possible strategies adopted by the managers to achieve the goals of the PME. The theoretical basis consisted of authors such as Zabalza (1998), Dourado and Oliveira (2009), Kuhlmann Jr. (1998), among others, as well as the legislation that aims at early childhood education and the National and Municipal Education Plans. It was verified with this monograph that the quality of the offered education has close relation with the diverse aspects inherent to the quotidian of institutions of infantile education. It is not possible to measure quality without considering the whole context in which the institution is immersed. The strategies for achieving the goals of the PME, especially goal 1, which addresses child education, require, in addition to the commitment of the manager, the partnership of the maintainer, in order to guarantee the quality in the education offered.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlano municipal de educaçãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGestorpor
dc.subjectMunicipal education planeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectManagereng
dc.titleO PME e a atuação do gestor: da teoria à práticapor
dc.title.alternativePME and the manager's performance: from theory toeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia objetiva compreender o papel do gestor e as estratégias adotadas com vistas à qualidade na educação infantil, considerando a efetivação das metas do Plano Municipal de Educação (PME) no âmbito de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria - RS. Para tanto, realizou-se um estudo documental e bibliográfico como forma de inferir conceitos relacionados à qualidade na educação infantil e a legislação vigente acerca dessa etapa. Tais conceitos perpassam também pelo estudo dos Planos Nacional e Municipal de Educação, legislação em destaque nesse estudo e que balizam os limites e possibilidades da educação. Do mesmo modo, procurou-se refletir sobre a importância do gestor na qualidade da educação infantil ofertada e as possíveis estratégias adotadas pelos gestores para a efetivação das metas do PME. A base teórica constituiu-se de autores como Zabalza (1998), Dourado e Oliveira (2009), Kuhlmann Jr. (1998), entre outros, bem como da legislação que baliza a educação infantil e os Planos Nacional e Municipal de Educação. Verificou-se com esse trabalho que a qualidade da educação ofertada tem estreita relação com os diversos aspectos inerentes ao cotidiano de instituições de educação infantil. Não é possível mensurarmos a qualidade sem considerar todo o contexto no qual a instituição está imersa. As estratégias para a efetivação das metas do PME, principalmente a meta 1, que aborda a educação infantil, necessitam, além do comprometimento do gestor, a parceria da mantenedora, a fim de garantir a qualidade na educação ofertada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto