O olhar dos pais e gestores para o brincar na educação infantil
Resumo
Este estudo tem como objetivo geral compreender a concepção dos gestores e dos pais sobre o brincar na Educação Infantil e é motivada pela paixão da pesquisadora por este nível de ensino. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estudo de caso Exploratório (YIN, 2010) e foi analisada de acordo com a proposta de Yin (2010). Utilizaram-se autores como PARO (1986), SOUSA (1998), SZYMANSKI (2003) e as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI, 2010) para embasar o estudo. Como resultado, certificou-se que tanto os gestores quanto os pais da Educação Infantil tem um olhar especial para o brincar na Educação Infantil, pois reconhecem a importância da brincadeira nesta fase da vida escolar. Portanto, concebem o brincar como uma ação que contribui para o desenvolvimento integral da criança e propicia a construção do conhecimento. Conclui-se que nesta etapa da educação básica deve-se valorizar e primar por esta maneira divertida e prazerosa de trabalho, de modo que a criança possa desenvolver as potencialidades necessárias para as próximas etapas da sua vida. Para tanto, uma gestão educacional democrática, pautada na colaboração e participação de todos os segmentos, é a chave para o desenvolvimento integral da criança.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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