Educação permanente em saúde: tecendo reflexões acerca das possibilidades e dos desafios nos serviços de saúde
Resumo
A Educação Permanente em Saúde foi adotada com a finalidade de tornar a rede pública uma rede de
ensino-aprendizagem no exercício do trabalho. O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre
esse processo educativo em saúde, apresentando alguns desafios e possibilidades desse dispositivo nos
serviços de saúde. Realizou-se, para tanto, uma revisão de referenciais relacionados à temática. Os
dados mostram que há muitos desafios entre eles o de superar o modelo de educação tradicional;
permitir a problematização do cuidado a partir das necessidades e do contexto dos usuários; além da
sensibilização dos profissionais para a inserção desse dispositivo no cenário da saúde; e uma das suas
grandes possibilidades é poder instituir um processo de ação-reflexão-ação no ambiente de trabalho
principalmente pela criação de pólos de educação permanente. No entanto, evidencia-se que as práticas
educativas precisam envolver – ensino, gestão setorial, práticas de atenção, controle social - para que
sejam de fato efetivas e condizentes com as propostas da Política Nacional de Educação Permanente em
Saúde.