dc.contributor.advisor | Gallina, Albertinho Luiz | |
dc.creator | Borchate, Denise | |
dc.date.accessioned | 2018-09-05T15:01:29Z | |
dc.date.available | 2018-09-05T15:01:29Z | |
dc.date.issued | 2018-07-05 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14205 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The teaching of philosophy is largely of poor quality due to the incomprehension of what the nature of philosophy itself is. The work "What is Philosophy" was chosen in the sense of shedding light on a conception of philosophy. Deleuze-Guattarithink philosophy as a constructivism developing a pedagogy of the concept in that work. Silvio Gallo crosses the plane of immanence of philosophy with the plane of immanence of education shifting the concepts of the former to rethink education. He does this by shifting concepts from Deleuze's philosophy to thinking about education in his "Deleuze and Education" work. We will explore the concept of Deleuze's plane of immanence in ”Deleuze and Education”. This will be done in the sense of thinking the pedagogy of the concept not as a method in education, but as an ever new possibility of interpretation of the educational reality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pegagogia do conceito | por |
dc.subject | Plano de imanência | por |
dc.subject | Filosofia da educação | por |
dc.subject | Pedagogy of the concept | eng |
dc.subject | Plane of immanence | eng |
dc.subject | Philosophy of education | eng |
dc.title | Gilles Delleuze: da criação de conceitos ao ensino de filosofia | por |
dc.title.alternative | Gilles Delleuze: fom the creation of concepts to the teaching of philosophy | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Filosofia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | O ensino de filosofia é, em grande parte, de má qualidade devido à incompreensão sobre a natureza da própria filosofia. A obra “O que é a Filosofia” foi escolhida no sentido de lançar luz sobre uma concepção de filosofia. Deleuze-Guattari pensam a filosofia como um construtivismo desenvolvendo uma pedagogia do conceito naquela obra. Silvio Gallo cruza o plano de imanência da filosofia com o plano de imanência da educação deslocando os conceitos da primeira para repensar a educação. Ele faz isso deslocando conceitos da filosofia de Deleuze para pensar a educação na sua obra “Deleuze e a Educação”. Exploraremos o conceito de plano de imanência deleuziano na obra “Deleuze e a Educação”. Isso será feito no sentido de pensar a pedagogia do conceito não como um método em educação. E, sim, como uma possibilidade sempre nova de interpretação da realidade educacional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |