Patrimônio cultural de Rio Pardo/RS: a educação patrimonial como mediadora dos conflitos entre o tombamento e a salvaguarda patrimonial
Resumo
Este trabalho de pesquisa e de estudo analítico teve por objetivo investigar o patrimônio cultural material histórico do município de Rio Pardo/RS para, a partir da realidade existente, reunir, elencar e organizar subsídios a fim de propor, como produto final desta pesquisa um curso de atualização em patrimônio cultural, aos professores e professoras da rede pública municipal, gestores municipais e comunidade em geral. Tal curso visa um pensar em Educação Patrimonial que propicie, aos cidadãos e cidadãs o reconhecimento da história e da memória coletiva nos marcos culturais daquela cidade. A pesquisa apresenta como fundamento básico os conceitos para o estudo da Educação Patrimonial, tendo como recorte as políticas públicas municipais de fomento à Educação Patrimonial no ensino formal, para a rede pública de educação do município, entre os anos de 2010 a 2016. Metodologicamente, utilizou-se de pesquisa qualitativa, com pesquisa exploratória em levantamentos documental e bibliográfico. A técnica de observação direta foi utilizada para reconhecimento do patrimônio cultural material tombado e circunscrito no perímetro do Centro Histórico do município. Os dados obtidos durante o processo investigativo revelaram que durante o período em análise não houve implementação de política pública de fomento à Educação Patrimonial na rede municipal de ensino. Considerando que a Educação Patrimonial é uma prática relevante para a construção da cidadania e salvaguarda dos bens patrimoniais localizados no Centro Histórico do município, o resultado desta pesquisa tem a intenção de subsidiar escolas, educadores e gestores do município na formulação de políticas públicas educacionais com vistas à formação continuada docente pontuada no patrimônio cultural do município.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: