dc.contributor.advisor | Bandeira, Belkis Souza | |
dc.creator | Schneid, Rosilene Holz | |
dc.date.accessioned | 2018-09-06T11:55:09Z | |
dc.date.available | 2018-09-06T11:55:09Z | |
dc.date.issued | 2018-06-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14216 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to verify the importance of family participation in school as one of the ways to approach a model of democratic management, starting from the problematic of how the democratic process in the educational field is truly effective. In order to do this, interviews were conducted with the management team, teachers, employees and parents, as well as observations and analyzes for data collection, through the studies it was possible to verify that democratic management is a process that involves every school community in planning, organization and execution and that for this democratic management must begin within the school, in a space that creates strategies to involve the rest of the community, creating collaborative and trustful bonds, in an environment where everyone works for the construction of an identity for the school space, where the needs are healed and where the peculiarities of the local community are considered. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Intercâmbio | por |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Exchange | eng |
dc.title | Gestão democrática na educação infantil: intercâmbio entre família e escola | por |
dc.title.alternative | Democratic management in child education: interchange between family and school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Lourenço do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo constatar a importância da participação da família na escola como uma das formas para se aproximar de um modelo de gestão democrática, partindo da problemática de como se efetiva verdadeiramente o processo democrático dentro do âmbito educacional. Para isso foram realizadas entrevistas com equipe diretiva, professores, funcionários e pais, além de observações e analises para coleta de dados, por meio dos estudos foi possível constatar que a gestão democrática é um processo que envolve toda comunidade escolar no planejamento, organização e execução das ações e que para isso a gestão democrática deve começar dentro da escola, em um espaço que se crie estratégias para envolver o restante da comunidade, criando vínculos colaborativos e de confiança, em um ambiente onde todos trabalhem em prol da construção de uma identidade para o espaço escolar, onde as necessidades sejam sanadas e aonde as peculiaridades da comunidade local sejam consideradas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |