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dc.contributor.advisorBandeira, Belkis Souza
dc.creatorSchneid, Rosilene Holz
dc.date.accessioned2018-09-06T11:55:09Z
dc.date.available2018-09-06T11:55:09Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14216
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper aims to verify the importance of family participation in school as one of the ways to approach a model of democratic management, starting from the problematic of how the democratic process in the educational field is truly effective. In order to do this, interviews were conducted with the management team, teachers, employees and parents, as well as observations and analyzes for data collection, through the studies it was possible to verify that democratic management is a process that involves every school community in planning, organization and execution and that for this democratic management must begin within the school, in a space that creates strategies to involve the rest of the community, creating collaborative and trustful bonds, in an environment where everyone works for the construction of an identity for the school space, where the needs are healed and where the peculiarities of the local community are considered.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectIntercâmbiopor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectExchangeeng
dc.titleGestão democrática na educação infantil: intercâmbio entre família e escolapor
dc.title.alternativeDemocratic management in child education: interchange between family and schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Lourenço do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo constatar a importância da participação da família na escola como uma das formas para se aproximar de um modelo de gestão democrática, partindo da problemática de como se efetiva verdadeiramente o processo democrático dentro do âmbito educacional. Para isso foram realizadas entrevistas com equipe diretiva, professores, funcionários e pais, além de observações e analises para coleta de dados, por meio dos estudos foi possível constatar que a gestão democrática é um processo que envolve toda comunidade escolar no planejamento, organização e execução das ações e que para isso a gestão democrática deve começar dentro da escola, em um espaço que se crie estratégias para envolver o restante da comunidade, criando vínculos colaborativos e de confiança, em um ambiente onde todos trabalhem em prol da construção de uma identidade para o espaço escolar, onde as necessidades sejam sanadas e aonde as peculiaridades da comunidade local sejam consideradas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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