Gestão de sala de aula: os projetos temáticos como possibilidade de trabalho para educandos jovens e adultos dizerem sua palavra
Resumen
Esta pesquisa surgiu ao dialogar com professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que sentiram a necessidade de aprofundar os estudos buscando possibilidade de planejar as aulas de modo que estas fossem significativas para os estudantes. É no diálogo com todos envolvidos no ensinar/aprender que gestores e estudantes democraticamente vão tomando decisões e compartilhando saberes. Saberes extremamente necessários para a prática emancipatória e autonomia no ambiente escolar. É preciso, então, criar espaços para a participação de todos na escola e que gestores e estudantes possam exercitar a democracia, opinando, tirando dúvidas, questionando e intervindo na aprendizagem, despertando a curiosidade. Nessa perspectiva, a alternativa de trabalhar com Projetos pode mobilizar o educando, resgatando nele a alegria de estar na escola, pois é no espaço escolar principalmente de sala de aula, onde gestor e estudante podem contribuir com o desenvolvimento crítico, envolvendo-se pelo trabalho em conjunto, participando dos diálogos na tentativa de soluções para uma sociedade mais justa, fraterna e mais humana. Assim, de forma a delimitar as referências teóricas que caminharam juntas nesta pesquisa bibliográfica, foram utilizadas as obras de Paulo Freire que ajudaram a compreender a EJA e as obras de Hernandes e Ventura sobre a Pedagogia de Projetos, estabelecendo diálogo com outros autores no campo da educação em geral, da EJA e da Gestão Educacional e Escolar. Neste contexto apresento neste estudo os Projetos Temáticos como possibilidade de trabalho para a gestão de sala de aula com os estudantes da EJA, onde todos possam ser envolvidos na construção e elaboração dos conhecimentos. Conhecimentos estes que precisam ser revistos diariamente, construídos e reconstruídos de acordo com a realidade dos estudantes, a partir de suas opiniões e de seus interesses.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: