O método Montessori e a proposta de criação da oficina tecnológica de aprendizagem infantil
Resumo
O tema desta pesquisa tem por objetivo desenvolver uma reflexão voltada aos profissionais da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, sobre o momento atual caracterizado pelas fontes midiáticas, bem como as relações entre a criança e o meio tecnológico, com base nos estudos da pensadora Maria Montessori. É possível identificar as características do pensamento da educadora Maria Montessori, caracterizar as especificidades do seu método como válidas para a educação contemporânea e apresentar a proposta de criação da oficina tecnológica de aprendizagem infantil. A pesquisa se utiliza da abordagem bibliográfica sobre a pensadora italiana e pesquisa quantitativa com as famílias e com os educadores através de questionários. O resultado define um panorama do perfil de crianças da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e verifica-se a viabilidade de criação de um ambiente constituído de objetos tecnológicos para a construção de multimídia. A pesquisa evidenciou uma lógica em que os entrevistados, pais e professores, concluem que não é possível desprezar o uso da tecnologia na escola.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]