Além das fronteiras da escola: o uso das TICs como instrumento de apoio educacional entre gestão escolar e família
Visualizar/ Abrir
Data
2018-06-29Autor
Franco, Andréa Oraide Copetti
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente monografia foi desenvolvida no curso de Especialização em Gestão Educa-cional e busca compreender a possibilidade de diálogo entre a Gestão Escolar com as famílias, através do uso das TICs. O verdadeiro sentido da educação está em, por meio da troca de conhecimento, despertar e manter no aluno o desejo de aprender e através da sua trajetória escolar ajudá-lo a se tornar um cidadão crítico e atuante no mundo. Nessa caminhada, o papel da família e da escola é fundamental para que aconteça o compro-metimento do aluno com sua formação. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem ser utilizadas mais intensamente pela gestão escolar, funcionando como uma ferramenta de apoio no processo ensino-aprendizagem, através da instauração do diálogo mais democrático entre as partes. Quando a família passa a funcionar como ali-ada para a educação escolar, devidamente orientada pela escola, o aluno poderá gradati-vamente apresentar uma melhora no seu desempenho escolar. A tecnologia pode funci-onar como mediadora do diálogo com os pais e porque não dizer, como instrumento tecnológico de educação com finalidade pedagógica. Este trabalho apresenta um estudo da viabilidade dessa proposta, utilizando como metodologia a abordagem quanti-qualitativa de pesquisa, o estudo de caso e como meio de coleta de dados um questioná-rio aplicado aos pais dos alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Burnier, no município de Coronel Barros/RS. Foi possível constatar que as fa-mílias têm acesso a internet e interesse nesse diálogo com a gestão escolar, utilizando esse meio como acesso. Portanto, a formação, o envolvimento e o compromisso de to-dos no processo educacional é fundamental, para repensarmos o processo ensino-aprendizagem e buscarmos uma comunicação mais intensa com os pais, tendo como propósito que esses se tornem agentes efetivos na aprendizagem dos filhos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: