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dc.contributor.advisorSilva, Fabiana Regina da
dc.creatorFranco, Andréa Oraide Copetti
dc.date.accessioned2018-09-06T12:47:56Z
dc.date.available2018-09-06T12:47:56Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14221
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis monograph was developed in the Specialization Course in Educational Manage-ment and seeks to understand the possibility of dialogue between School Management and families using ICTs. The true meaning of education is, through the exchange of knowledge, to awaken and maintain in the student the desire to learn and through his school career help him to become a critical and active citizen in the world. In this jour-ney, the role of the family and the school is fundamental for the commitment of the stu-dent to his formation. Information and Communication Technologies (ICTs) can be used more intensively by school management, acting as a support tool in the teaching-learning process, through the establishment of a more democratic dialogue between the parties. When the family starts functioning as an ally for school education, which is properly school-oriented, the student can gradually improve his school performance. Technology can work as a mediator of dialogue with his parents and why not as a tech-nological instrument of education with pedagogical purpose. This work presents a via-bility study of this proposal, using as methodology the quantitative-qualitative approach of research, the case study and as a means of data collection a questionnaire applied to the parents of the 6th grade students of the Municipal School of Elementary Education Miguel Burnier, in the city of Coronel Barros/RS. It was possible to verify that the fami-lies have access to internet and interest in this dialogue with the school management, using this channel as access. Therefore, the formation, involvement and commitment of all in the educational process is fundamental, in order to rethink the teaching-learning process and to seek a more intense communication with the parents, in order to become effective agents in the learning of the children.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.titleAlém das fronteiras da escola: o uso das TICs como instrumento de apoio educacional entre gestão escolar e famíliapor
dc.title.alternativeBeyond school borders: the use of ICTs as an instrument of educational support between school management and familyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia foi desenvolvida no curso de Especialização em Gestão Educa-cional e busca compreender a possibilidade de diálogo entre a Gestão Escolar com as famílias, através do uso das TICs. O verdadeiro sentido da educação está em, por meio da troca de conhecimento, despertar e manter no aluno o desejo de aprender e através da sua trajetória escolar ajudá-lo a se tornar um cidadão crítico e atuante no mundo. Nessa caminhada, o papel da família e da escola é fundamental para que aconteça o compro-metimento do aluno com sua formação. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem ser utilizadas mais intensamente pela gestão escolar, funcionando como uma ferramenta de apoio no processo ensino-aprendizagem, através da instauração do diálogo mais democrático entre as partes. Quando a família passa a funcionar como ali-ada para a educação escolar, devidamente orientada pela escola, o aluno poderá gradati-vamente apresentar uma melhora no seu desempenho escolar. A tecnologia pode funci-onar como mediadora do diálogo com os pais e porque não dizer, como instrumento tecnológico de educação com finalidade pedagógica. Este trabalho apresenta um estudo da viabilidade dessa proposta, utilizando como metodologia a abordagem quanti-qualitativa de pesquisa, o estudo de caso e como meio de coleta de dados um questioná-rio aplicado aos pais dos alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Burnier, no município de Coronel Barros/RS. Foi possível constatar que as fa-mílias têm acesso a internet e interesse nesse diálogo com a gestão escolar, utilizando esse meio como acesso. Portanto, a formação, o envolvimento e o compromisso de to-dos no processo educacional é fundamental, para repensarmos o processo ensino-aprendizagem e buscarmos uma comunicação mais intensa com os pais, tendo como propósito que esses se tornem agentes efetivos na aprendizagem dos filhos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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