O projeto político-pedagógico do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo de Três Passos - RS e a educação popular: uma proposta
Resumen
No presente trabalho realiza-se uma discussão teórica em torno do Projeto Político-Pedagógico, Gestão Escolar e Educação Popular. A partir desta perspectiva analisa-se as influências do Neoliberalismo sobre a legislação, a qualidade da escola pública, bem como as contribuições advindas da Educação Popular para as escolas brasileiras. Sobre esta base efetua-se a análise do Projeto Político-Pedagógico do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo de Três Passos – RS e identifica-se a presença dos pressupostos da Educação Popular. Detectou-se que o mesmo está desatualizado, possui vários elementos constituintes do Regimento Escolar, lacunas quanto ao diagnóstico, ênfase em atividades rotineiras, no entanto distinguiu-se nos objetivos da escola - a concepção de sociedade, pessoa, educação, aprendizagem – elementos de um Projeto Político- Pedagógico. Percebeu-se que o documento traz presente de forma significativa, as categorias fundamentais da Educação Popular, entretanto nas partes teóricas do documento aparecem contempladas e nas partes práticas surgem como parcialmente contempladas indicando uma contradição na relação teoria e prática. A partir das potencialidades e limitações encontradas elaborou-se uma proposta para construir/reconstruir o Projeto Político-Pedagógico da instituição. Nas considerações finais, destacou-se as deficiências na gestão escolar e na gestão educacional – co-responsáveis no cumprimento da legislação, a importância do planejamento participativo baseado nos princípios da Educação Popular para alcance da autonomia escolar.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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