Comunidade escolar e gestão democrática: a realidade de um centro municipal de educação infantil do sudoeste do estado do Paraná
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Data
2018-06-30Autor
Luz, Gilberto Valdecir da Silva
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Esta pesquisa analisa a realidade de um Centro Municipal de Educação Infantil do sudoeste do estado do Paraná, e busca compreender as relações de diferentes segmentos que constituem a Gestão Democrática participativa na instituição. A proposta foi elaborada por vias qualitativas, sendo necessário um aprofundamento teórico que corroborasse com a interpretação de roteiros distintos de entrevistas aplicados a pais de alunos, professores e coordenador da entidade, somando dois segmentos num total de sete participantes, além de análise documental do Projeto Pedagógico. Para tanto, buscou-se na análise do PP as pontuações que institucionalizam a participação dos diferentes segmentos junto às ações pedagógicas do CMEI. Já nos roteiros, primeiramente o objetivo foi identificar as diferentes estratégias utilizadas na aproximação entre família e instituição, observadas na ocasião o telefone, as reuniões, a agenda, diálogos com os professores, redes sociais e visita a secretaria. Posteriormente, o objetivo foi compreender como a dinâmica das articulações entre família e escola influencia no processo da gestão, o que pressupôs um conceito de gestão sob a ótica dos participantes. O resultado obtido mostrou dados que apontam uma visão administrativa ainda tradicional da gestão, além de uma perspectiva centralizadora de poder, principalmente de fiscalização. Hipoteticamente, os traços deste modelo de gestão tendem a implicar nas ações pedagógicas da instituição, na perspectiva dos participantes. Concluiu-se, pois, que essa condição coloca em situação de precariedade a participação da comunidade escolar na gestão, visto que os sujeitos, conforme apontaram os resultados da pesquisa, se manifestam mais precisamente em ocasiões isoladas, fazendo com que as resoluções e as situações não contemplem a coletividade de forma efetiva, ou ainda, conforme observado, em função da ausência de participação do segmento família na gestão, fica delegado a outros os espaços que lhes foram ofertados e momentaneamente não foram ocupados.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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