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dc.contributor.advisorZimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino
dc.creatorLuz, Gilberto Valdecir da Silva
dc.date.accessioned2018-09-06T13:38:39Z
dc.date.available2018-09-06T13:38:39Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14223
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis research analyzes the reality of a Municipal Center of Childish Education of southwest Paraná state, and seeks to understand the relationships of different segments that constitute participatory Democratic Management in the institution. The proposal was elaborated by qualitative methods, requiring a theoretical deepening that corroborated with the interpretation of different itineraries of interviews applied to parents of students, teachers and coordinator of the entity, adding two segments in a total of seven participants, in addition to documentary analysis of the Pedagogical Project. For that, the analysis of the PP was sought the scores that institutionalize the participation of the different segments next to the pedagogical actions of the CMEI, confirmed fact. Already in the scripts, the objective was first to identify the different strategies used in the approximation between family and institution, observed at the time the telephone, meetings, schedule, dialogues with teachers, social networks and visit the secretary room. Later, the objective was to understand how the dynamics of the articulations between family and school influences the management process, which presupposes a management concept from the perspective of the research participants. The result got showed data that point to a still traditional administrative vision of management, in addition to a centralizing perspective of power, mainly of supervision. Hypothetically, the traits of this management model tend to imply in the pedagogical actions of the institution, from the perspective of the participants. It was concluded, therefore, that this condition places in a precarious situation the participation of the school community in the management, since the subjects, as indicated the results of the research, manifest themselves more precisely in isolated occasions, causing that the resolutions and situations do not contemplate the collective in an effective way, or, as observed, due to the absence of participation of the family segment in the management, is delegated to others the spaces that were offered to them and momentarily were not occupied.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectSchool comunityeng
dc.subjectChildish educationeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleComunidade escolar e gestão democrática: a realidade de um centro municipal de educação infantil do sudoeste do estado do Paranápor
dc.title.alternativeSchool comunity and democratic management: the reality of municipal center of childish education of southwest Paraná stateeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa a realidade de um Centro Municipal de Educação Infantil do sudoeste do estado do Paraná, e busca compreender as relações de diferentes segmentos que constituem a Gestão Democrática participativa na instituição. A proposta foi elaborada por vias qualitativas, sendo necessário um aprofundamento teórico que corroborasse com a interpretação de roteiros distintos de entrevistas aplicados a pais de alunos, professores e coordenador da entidade, somando dois segmentos num total de sete participantes, além de análise documental do Projeto Pedagógico. Para tanto, buscou-se na análise do PP as pontuações que institucionalizam a participação dos diferentes segmentos junto às ações pedagógicas do CMEI. Já nos roteiros, primeiramente o objetivo foi identificar as diferentes estratégias utilizadas na aproximação entre família e instituição, observadas na ocasião o telefone, as reuniões, a agenda, diálogos com os professores, redes sociais e visita a secretaria. Posteriormente, o objetivo foi compreender como a dinâmica das articulações entre família e escola influencia no processo da gestão, o que pressupôs um conceito de gestão sob a ótica dos participantes. O resultado obtido mostrou dados que apontam uma visão administrativa ainda tradicional da gestão, além de uma perspectiva centralizadora de poder, principalmente de fiscalização. Hipoteticamente, os traços deste modelo de gestão tendem a implicar nas ações pedagógicas da instituição, na perspectiva dos participantes. Concluiu-se, pois, que essa condição coloca em situação de precariedade a participação da comunidade escolar na gestão, visto que os sujeitos, conforme apontaram os resultados da pesquisa, se manifestam mais precisamente em ocasiões isoladas, fazendo com que as resoluções e as situações não contemplem a coletividade de forma efetiva, ou ainda, conforme observado, em função da ausência de participação do segmento família na gestão, fica delegado a outros os espaços que lhes foram ofertados e momentaneamente não foram ocupados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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