dc.contributor.advisor | Gattiboni, Bruna Dalcin | |
dc.creator | Krakhecke, Margarete Teresinha Gebauer | |
dc.date.accessioned | 2018-09-06T13:51:46Z | |
dc.date.available | 2018-09-06T13:51:46Z | |
dc.date.issued | 2018-06-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14225 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present work has as main focus the line of School management, and the same one tried to analyze and to understand what are the challenges that the school management faces to include children with Autism in the Infantile Education in two schools in the city of Three Steps /RS. We sought to understand how the role played by the school manager influences the process of inclusion of children with autism in Early Childhood Education, thus verifying the difficulties of the management to accommodate these students with autism and to analyze the strategies used by the institutions to accommodate these children. To do so, it was based on the qualitative approach, for the data collection using as a procedure bibliographical research and field research through a questionnaire applied to two managers and a pedagogical coordinator. As a result, it was possible to verify that the challenges that the school management has for the inclusion of these students is many, it is necessary to have a greater understanding about the possibilities and challenges of school management in relation to the inclusion of autistic children, of a quality education that values all the subjects, respecting their deficiencies and abilities, without this becoming a problem for the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Autism | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Child education | eng |
dc.title | Inclusão de crianças com autismo na educação infantil: desafios para a gestão escolar | por |
dc.title.alternative | Inclusion of children with autism in child education: challenges for school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como foco principal a linha da Gestão escolar, e o mesmo procurou analisar e entender quais são os desafios que a gestão escolar enfrenta para incluir crianças com Autismo na Educação Infantil em duas escolas no município de Três Passos/RS. Buscou-se entender como o papel desempenhado pelo gestor escolar influencia no processo de inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil, verificando dessa forma, as dificuldades da gestão para acolher esses alunos com autismo e analisar as estratégias usadas pelas instituições para acolher essas crianças. Para tanto, apoiou-se na abordagem qualitativa, para a coleta de dados utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo através de um questionário aplicado a duas gestoras e uma coordenadora pedagógica. Como resultado, foi possível constatar que os desafios que a gestão escolar tem para que a inclusão desses alunos aconteça são muitos, é necessário se ter um maior entendimento sobre as possibilidades e desafios da gestão escolar frente a inclusão de crianças autistas, pois precisa-se de uma educação de qualidade que valorize todos os sujeitos, respeitando as suas deficiências e habilidades, sem que isso se torne um problema para a escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |