O processo de democratização da gestão escolar: o caso de uma escola pública estadual de Três Passos - RS
Resumo
Buscamos na pesquisa aqui apresentada, ligada ao curso de Especialização em Gestão Educacional à distância, da Universidade Federal de Santa Maria, estudar os caminhos, as dificuldades e a importância do processo de democratização da gestão de uma escola, buscando responder ao seguinte questionamento: Em que medida se efetiva a Gestão Escolar Democrática em uma escola pública estadual de educação básica, do município de Três Passos- RS, nos anos de 2017/2018? Tendo como objetivo geral compreender o processo de construção da gestão escolar democrática na Escola Estadual de Educação Básica Padre Gonzales de Três Passos – RS. Destarte a situação problema e o objetivo geral apresentados, a pesquisa foi realizada através de um estudo de caso de abordagem qualitativa, cuja pesquisa se deu articulada à pesquisa bibliográfica, e de campo, tendo como técnica de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com representantes dos segmentos da comunidade escolar e dos órgãos constituintes da escola; além disso foi realizado também o levantamento documental e observacional acerca da realidade e dia-a-dia da gestão na escola. Concluímos que a gestão escolar democrática já é uma realidade na Escola Estadual de Educação Básica Padre Gonzales de Três Passos – RS e, assim, conseguimos compreender também que ela se efetiva na medida em que há a participação do maior número possível de pessoas nas decisões da escola, através da participação de representantes de todos os segmentos da comunidade na Gestão Escolar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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