Dispositivos móveis no ensino-aprendizagem de áreas e volumes
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Mestrado Profissional na Linha de Pesquisa de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede (TER). Com o objetivo geral de contribuir para a melhoria do entendimento dos conteúdos de áreas e volumes através de Recursos Educacionais Digitais operacionalizados em dispositivos móveis, foram desenvolvidas sequências didáticas a fim de analisar a evolução da compreensão dos estudantes no conteúdo de Geometria, onde os objetivos específicos são: 1) mapear recursos educacionais abertos envolvendo geometria, disponíveis em portais públicos, passíveis de serem operacionalizados em dispositivos móveis; 2) planejar atividades por meio de dispositivos móveis, acerca do conteúdo de geometria plana, com foco em medidas e grandezas, a partir de questões das avaliações nacionais; 3) implementar atividades com recursos educacionais, disponíveis em portais públicos, utilizando dispositivos móveis no ensino-aprendizagem colaborativo de Matemática. Neste contexto, adotou-se a pesquisa-ação e os dados foram coletados por meio de observações, análise de documentos e gravações de áudio. Como resultados tem-se que a implementação dos recursos educacionais digitais em dispositivos móveis nas questões abordadas pelas atividades do projeto, contribuiu para a melhoria no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, via atividades que integram as TER. Foi observado que os estudantes tiveram um melhor desempenho na realização das questões com a contribuição de recursos digitais através de dispositivos móveis e, com isso, o resultado foi satisfatório.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: