Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Cristhiane Ferreira Almeida da
dc.date.accessioned2018-09-06T21:00:10Z
dc.date.available2018-09-06T21:00:10Z
dc.date.issued2017-08-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14231
dc.description.abstractThis research is part of the line of Educational Technology Management Network of the Graduate Programme Professional Masters in Educational Technology Network. This work aims to contribute to improving the understanding of the content of areas and volumes through Digital Educational Resources operationalized in mobile devices. Didactic sequences were developed in order to analyze the evolution of the students' comprehension in the content of Geometry, where the specific objectives are: 1) to map open educational resources involving geometry, available in public portals that can be operated in mobile devices; 2) to plan activities through mobile devices, about the content of plane geometry, focusing on measurements and magnitudes, from national evaluation questions; 3) implement activities with educational resources, available in public portals, using mobile devices in collaborative teaching-learning Mathematics. The methodology used in the study was action research where data were collected through observations, document analysis and audio recordings. As a result, the implementation of digital educational resources in mobile devices in the issues addressed by the project activities has contributed to the improvement in student learning development, through activities that integrate the TER. It was observed that the students had improved performance in the realization of the questions with the contribution of digital resources through mobile devices, and with this, the result was satisfactory.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectÁreaspor
dc.subjectVolumespor
dc.subjectDispositivos móveispor
dc.subjectRecursos educacionais digitaispor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectAreaseng
dc.subjectVolumeseng
dc.subjectMobile deviceseng
dc.subjectDigital educational resourceseng
dc.titleDispositivos móveis no ensino-aprendizagem de áreas e volumespor
dc.title.alternativeMobile devices in teaching-learning areas and volumeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Mestrado Profissional na Linha de Pesquisa de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede (TER). Com o objetivo geral de contribuir para a melhoria do entendimento dos conteúdos de áreas e volumes através de Recursos Educacionais Digitais operacionalizados em dispositivos móveis, foram desenvolvidas sequências didáticas a fim de analisar a evolução da compreensão dos estudantes no conteúdo de Geometria, onde os objetivos específicos são: 1) mapear recursos educacionais abertos envolvendo geometria, disponíveis em portais públicos, passíveis de serem operacionalizados em dispositivos móveis; 2) planejar atividades por meio de dispositivos móveis, acerca do conteúdo de geometria plana, com foco em medidas e grandezas, a partir de questões das avaliações nacionais; 3) implementar atividades com recursos educacionais, disponíveis em portais públicos, utilizando dispositivos móveis no ensino-aprendizagem colaborativo de Matemática. Neste contexto, adotou-se a pesquisa-ação e os dados foram coletados por meio de observações, análise de documentos e gravações de áudio. Como resultados tem-se que a implementação dos recursos educacionais digitais em dispositivos móveis nas questões abordadas pelas atividades do projeto, contribuiu para a melhoria no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, via atividades que integram as TER. Foi observado que os estudantes tiveram um melhor desempenho na realização das questões com a contribuição de recursos digitais através de dispositivos móveis e, com isso, o resultado foi satisfatório.por
dc.contributor.advisor1Abegg, Ilse
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5450252602273986por
dc.contributor.advisor-co1Bastos, Fábio da Purificação de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1720976876119389por
dc.contributor.referee1Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.contributor.referee2José, Wagner Duarte
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0007315610864809por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4026639717983557por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International