Princípio da autonomia e a gestão escolar
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Data
2018-07-14Autor
Peres, Evelize Martins Krüger
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O presente artigo trata da autonomia na gestão de algumas das escolas públicas do município
de Guaíba-RS, observando seus aspectos financeiros, administrativos e pedagógicos, levando
em consideração os limites e as possibilidades. A ampliação da autonomia da escola e a
democratização de sua gestão constituem, nos dias atuais, exigências histórico-sociais, uma
vez que são demandadas pela própria evolução da sociedade. Esta evolução, embora lenta e
gradual, parece que vem ao encontro a seus próprios limites, pois novas demandas surgem
para a administração escolar, em decorrência da necessária autonomia e democratização de
sua gestão, exigindo uma capacidade técnico-administrativa, política e pedagógica cada vez
maior de seus gestores, que por sua vez tem a missão de equilibrar os interesses nacionais
com as reivindicações locais. Transformam a instituição em coadjuvante na tomada de
decisão do processo educacional e, por conseguinte, na formação de sujeitos capazes de
interagir de maneira significativa no ambiente em que vivem. Os resultados indicam que a
autonomia no contexto escolar alcançou avanços em seus aspectos financeiros, pedagógicos e
administrativos, mas se apresenta de forma condicionada e limitada, fato evidenciador de que
o sistema educacional brasileiro permanece rígido e centralizador.
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