dc.contributor.advisor | Schuch Júnior, Vitor Francisco | |
dc.creator | Peres, Evelize Martins Krüger | |
dc.date.accessioned | 2018-09-10T14:08:27Z | |
dc.date.available | 2018-09-10T14:08:27Z | |
dc.date.issued | 2018-07-14 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14235 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This article deals with the autonomy in the management of some of the public schools of the
city of Guaíba - RS, observing its financial, administrative and pedagogical aspects, taking
into account the limits and the possibilities. The expansion of school autonomy and the
democratization of its management constitute, in the present day, social-historical demands,
since they are demanded by the very evolution of society. This evolution, although slow and
gradual, seems to meet its own limits, as new demands arise for the school administration, due
to the necessary autonomy and democratization of its management, demanding a technicaladministrative,
political and pedagogical capacity every time. largest of its managers, which
in turn has the mission of balancing national interests with local. They transform the
institution in support of the decision-making of the educational process and, therefore, in the
formation of subjects capable of interacting significantly in the environment in which they
live. The results indicate that autonomy in the school context has achieved advances in its
financial, pedagogical and administrative aspects, but it is presented in a conditioned and
limited way, evidencing fact that the Brazilian educational system remains rigid and
centralizing. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Autonomy | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | Princípio da autonomia e a gestão escolar | por |
dc.title.alternative | Principle of autonomy and school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.description.resumo | O presente artigo trata da autonomia na gestão de algumas das escolas públicas do município
de Guaíba-RS, observando seus aspectos financeiros, administrativos e pedagógicos, levando
em consideração os limites e as possibilidades. A ampliação da autonomia da escola e a
democratização de sua gestão constituem, nos dias atuais, exigências histórico-sociais, uma
vez que são demandadas pela própria evolução da sociedade. Esta evolução, embora lenta e
gradual, parece que vem ao encontro a seus próprios limites, pois novas demandas surgem
para a administração escolar, em decorrência da necessária autonomia e democratização de
sua gestão, exigindo uma capacidade técnico-administrativa, política e pedagógica cada vez
maior de seus gestores, que por sua vez tem a missão de equilibrar os interesses nacionais
com as reivindicações locais. Transformam a instituição em coadjuvante na tomada de
decisão do processo educacional e, por conseguinte, na formação de sujeitos capazes de
interagir de maneira significativa no ambiente em que vivem. Os resultados indicam que a
autonomia no contexto escolar alcançou avanços em seus aspectos financeiros, pedagógicos e
administrativos, mas se apresenta de forma condicionada e limitada, fato evidenciador de que
o sistema educacional brasileiro permanece rígido e centralizador. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |