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dc.contributor.advisorSchuch Júnior, Vitor Francisco
dc.creatorPeres, Evelize Martins Krüger
dc.date.accessioned2018-09-10T14:08:27Z
dc.date.available2018-09-10T14:08:27Z
dc.date.issued2018-07-14
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14235
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis article deals with the autonomy in the management of some of the public schools of the city of Guaíba - RS, observing its financial, administrative and pedagogical aspects, taking into account the limits and the possibilities. The expansion of school autonomy and the democratization of its management constitute, in the present day, social-historical demands, since they are demanded by the very evolution of society. This evolution, although slow and gradual, seems to meet its own limits, as new demands arise for the school administration, due to the necessary autonomy and democratization of its management, demanding a technicaladministrative, political and pedagogical capacity every time. largest of its managers, which in turn has the mission of balancing national interests with local. They transform the institution in support of the decision-making of the educational process and, therefore, in the formation of subjects capable of interacting significantly in the environment in which they live. The results indicate that autonomy in the school context has achieved advances in its financial, pedagogical and administrative aspects, but it is presented in a conditioned and limited way, evidencing fact that the Brazilian educational system remains rigid and centralizing.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titlePrincípio da autonomia e a gestão escolarpor
dc.title.alternativePrinciple of autonomy and school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.description.resumoO presente artigo trata da autonomia na gestão de algumas das escolas públicas do município de Guaíba-RS, observando seus aspectos financeiros, administrativos e pedagógicos, levando em consideração os limites e as possibilidades. A ampliação da autonomia da escola e a democratização de sua gestão constituem, nos dias atuais, exigências histórico-sociais, uma vez que são demandadas pela própria evolução da sociedade. Esta evolução, embora lenta e gradual, parece que vem ao encontro a seus próprios limites, pois novas demandas surgem para a administração escolar, em decorrência da necessária autonomia e democratização de sua gestão, exigindo uma capacidade técnico-administrativa, política e pedagógica cada vez maior de seus gestores, que por sua vez tem a missão de equilibrar os interesses nacionais com as reivindicações locais. Transformam a instituição em coadjuvante na tomada de decisão do processo educacional e, por conseguinte, na formação de sujeitos capazes de interagir de maneira significativa no ambiente em que vivem. Os resultados indicam que a autonomia no contexto escolar alcançou avanços em seus aspectos financeiros, pedagógicos e administrativos, mas se apresenta de forma condicionada e limitada, fato evidenciador de que o sistema educacional brasileiro permanece rígido e centralizador.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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