Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrevedello, Clarissa Felkl
dc.creatorPohlmann, Simone
dc.date.accessioned2018-09-11T14:54:26Z
dc.date.available2018-09-11T14:54:26Z
dc.date.issued2011-10-21
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14251
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes de Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe Technologies of the Information and Communication (TICs) applied to the education are each time more present in our schools provoking changes in the daily of the schools and involving everyone that integrates it. On the basis of that, this article searches to investigate the knowledge of the involved professionals in the teaching learning process as well as the adequacy of the same ones to this new reality of the technologies in a Municipal School of Basic Education from Lagoa Bonita do Sul. For that, a bibliographical revision was realized and it approached the importance of the use of the Technologies of the Information and Communication applied to the education in the classroom, as well as the formation of the professors and the use of adequate softwares and/or specific ones of each area of teaching, also pointing out as using the Technologies of the Information and Communication applied to the education of educative way. It was also elaborated and applied a questionnaire to the professors of the school to understand better about the use and knowledge in relation to the Technologies of the Information and Communication applied to the education. On the basis of the collected data, it was possible to know the reality of the school as well as the knowledge of the professionals better front to these technologies. It can affirm that there are different available technologies to be used for the professors in their lessons, but it can also affirm that no all the professors are prepared to use these technologies with a safe way surpassing their fears front to the new one.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectFormação de docentespor
dc.subjectSala de aulapor
dc.subjectTechnologieseng
dc.subjectFormation of professorseng
dc.subjectClassroomeng
dc.titleO uso das TIC’S em sala de aula de uma escola de ensino fundamental de Lagoa Bonita do Sulpor
dc.title.alternativeThe use of the TIC'S in the classroom of a basic education school from Lagoa Bonita do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à educação estão cada vez mais presentes em nossas escolas provocando assim, mudanças no cotidiano das mesmas envolvendo todos que a integram. Com base nisso, o presente artigo busca investigar o conhecimento dos profissionais envolvidos no processo ensino aprendizagem bem como a adequação dos mesmos a essa nova realidade das tecnologias em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Lagoa Bonita do Sul. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica que abordou a importância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à educação dentro da sala de aula, bem como a formação dos professores e a utilização de softwares adequados e/ou específicos de cada área de ensino, salientando também como usar as Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à educação de forma educativa. Foi também elaborado e aplicado um questionário aos professores da escola para entender melhor sobre a utilização e o seu conhecimento em relação às Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à educação. Com base nos dados coletados foi possível conhecer melhor a realidade da escola bem como o conhecimento dos profissionais frente a essas tecnologias. Pode-se afirmar que temos diferentes tecnologias disponíveis para serem utilizadas pelos professores em suas aulas, mas também nos deparamos com a realidade de que nem todos os docentes estão preparados para utilizarem essas tecnologias de forma segura superando seus medos frente ao novo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto