dc.contributor.advisor | Pereira, Adriana Soares | |
dc.creator | Peixoto, Marleci Cunha Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2018-09-11T15:09:25Z | |
dc.date.available | 2018-09-11T15:09:25Z | |
dc.date.issued | 2011-12-09 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14252 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | We live in the information age and the school can not ignore this fact, failing
to create opportunities for the school community that experience. That
research led to the challenge of using the existing Computer Laboratory at
the school as a resource facilitator of teaching practices, providing
opportunities to facilitate the planning, environment and using this to their
advantage, encouraging people to learn and trying to make this space can
be fully enjoyed the benefit of students. That provoked the following theme
for the reach: (Re) meaning in pedagogical practices EMEF. Eng Ildo
Meneghetti with the help of the Computer Laboratory, in order to challenge
teachers to discover and take ownership of this wonderful tool. The research
participant characterized as qualitative research. The subjects are teachers
of School District elementary schools Eng Ildo Meneghetti in the town of
Cruz Alta - RS. As instruments of research, we considered the motivational
meetings and seminars with presentations from successful practices. It is
concluded that there is an urgent need to introduce the PPP school that
includes an effective work practices in educational computing, using the
computer lab for the development of projects developed by teachers. As well as motivating the teachers to use this space so as to facilitate their planning
for the construction of knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Laboratório de informática | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Construção de conhecimento | por |
dc.title | Re-significando as práticas pedagógicas na EMEF Engenheiro Ildo Meneghetti com auxílio do laboratório de informática | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruz Alta, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Vive-se na era da informática e a escola não pode ignorar esse fato,
deixando de oportunizar à comunidade escolar essa experiência. A referida
pesquisa originou-se do desafio de utilizar o Laboratório de Informática
existente na escola, como um recurso facilitador das práticas pedagógicas,
oportunizando facilitar o planejamento, e utilizando esse ambiente em
benefício próprio, favorecendo a aprendizagem e procurando fazer com que
este espaço possa ser realmente aproveitado em benefício dos educandos.
O que suscitou o seguinte tema para a pesquisa: (Re) significando ás
práticas pedagógicas na EMEF Engº Ildo Meneghetti com o auxílio do
Laboratório de Informática, com o objetivo de desafiar os professores a
descobrirem e se apropriarem dessa maravilhosa ferramenta. A pesquisa
caracterizada como pesquisa participante com caráter qualitativo. Os
sujeitos são os docentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Engº
Ildo Meneghetti, na cidade de Cruz Alta – RS. Como instrumentos da
pesquisa, considerou-se a reuniões motivacionais e seminários com
apresentações de praticas bem sucedidas. Conclui-se que há a urgente
necessidade de se prever no P.P.P. da escola um trabalho efetivo que
contemple a informática na pratica pedagógica, utilizando o laboratório de
informática para o desenvolvimento dos projetos desenvolvidos pelos
professores. Bem como motivar os docentes a utilizar esse espaço tanto
para facilitar seu planejamento como para a construção do conhecimento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |