Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Adriana Soares
dc.creatorPeixoto, Marleci Cunha Rodrigues
dc.date.accessioned2018-09-11T15:09:25Z
dc.date.available2018-09-11T15:09:25Z
dc.date.issued2011-12-09
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14252
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractWe live in the information age and the school can not ignore this fact, failing to create opportunities for the school community that experience. That research led to the challenge of using the existing Computer Laboratory at the school as a resource facilitator of teaching practices, providing opportunities to facilitate the planning, environment and using this to their advantage, encouraging people to learn and trying to make this space can be fully enjoyed the benefit of students. That provoked the following theme for the reach: (Re) meaning in pedagogical practices EMEF. Eng Ildo Meneghetti with the help of the Computer Laboratory, in order to challenge teachers to discover and take ownership of this wonderful tool. The research participant characterized as qualitative research. The subjects are teachers of School District elementary schools Eng Ildo Meneghetti in the town of Cruz Alta - RS. As instruments of research, we considered the motivational meetings and seminars with presentations from successful practices. It is concluded that there is an urgent need to introduce the PPP school that includes an effective work practices in educational computing, using the computer lab for the development of projects developed by teachers. As well as motivating the teachers to use this space so as to facilitate their planning for the construction of knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLaboratório de informáticapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectConstrução de conhecimentopor
dc.titleRe-significando as práticas pedagógicas na EMEF Engenheiro Ildo Meneghetti com auxílio do laboratório de informáticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoVive-se na era da informática e a escola não pode ignorar esse fato, deixando de oportunizar à comunidade escolar essa experiência. A referida pesquisa originou-se do desafio de utilizar o Laboratório de Informática existente na escola, como um recurso facilitador das práticas pedagógicas, oportunizando facilitar o planejamento, e utilizando esse ambiente em benefício próprio, favorecendo a aprendizagem e procurando fazer com que este espaço possa ser realmente aproveitado em benefício dos educandos. O que suscitou o seguinte tema para a pesquisa: (Re) significando ás práticas pedagógicas na EMEF Engº Ildo Meneghetti com o auxílio do Laboratório de Informática, com o objetivo de desafiar os professores a descobrirem e se apropriarem dessa maravilhosa ferramenta. A pesquisa caracterizada como pesquisa participante com caráter qualitativo. Os sujeitos são os docentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Engº Ildo Meneghetti, na cidade de Cruz Alta – RS. Como instrumentos da pesquisa, considerou-se a reuniões motivacionais e seminários com apresentações de praticas bem sucedidas. Conclui-se que há a urgente necessidade de se prever no P.P.P. da escola um trabalho efetivo que contemple a informática na pratica pedagógica, utilizando o laboratório de informática para o desenvolvimento dos projetos desenvolvidos pelos professores. Bem como motivar os docentes a utilizar esse espaço tanto para facilitar seu planejamento como para a construção do conhecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto