Inclusão digital nas escolas: uma realidade para todos? Um estudo a partir das escolas da rede estadual de ensino no município de Santa Maria
Abstract
Nos últimos anos, tem havido um crescente aumento na expectativa de utilização de
novas tecnologias nas escolas. Entretanto, ainda existem diversas dúvidas a respeito
desse tema tão importante para a sociedade atual, por isso este artigo tem como
objetivo fazer uma pequena análise sobre a inclusão digital nas escolas,
preconizadas por teóricos e governantes, e o que as escolas realmente podem
oferecer. Dentre os teóricos que defendem a utilização de diversas mídias na
elaboração de aulas, destaca-se José Oscar Fontanini de Carvalho e Elisa Maria
Quartiero, que serviram, entre outros, como referência bibliográfica para esse
trabalho, assim como os próprios Parâmetros Curriculares Nacionais, PCNs (1998),
que incentivam aos professores o uso de novas mídias para a preparação de suas
aulas, mas sem excessos. Estudada a teoria, para a parte prática, foram utilizados na
pesquisa os laboratórios de informática pertencentes a seis escolas, da rede estadual
de ensino, no município de Santa Maria. Desta forma, foi possível constatar que a
prática está muito distante da teoria, sendo que a situação é mais grave ainda nas
escolas situadas no interior do município. Entre os problemas encontrados, número
insuficiente de equipamentos, inexistência de manutenção dos mesmos, instalações
físicas inadequadas e falta de pessoal capacitado, fatos que se agravam ainda mais
nas escolas localizadas no interior do município. Deste modo, o trabalho argumenta
que a inclusão digital nas escolas não é uma realidade para todos e, sem um
planejamento e um investimento efetivo nas escolas, ainda levará certo tempo para
que o preconizado na teoria e nos PCNs se torne realidade nas escolas da rede
estadual de ensino, no município de Santa Maria.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]