Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOesterreich, Frankiele
dc.creatorCunha, Rosinha Maria da
dc.date.accessioned2016-04-01T15:25:25Z
dc.date.available2016-04-01T15:25:25Z
dc.date.issued2011-12-10
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1426
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article discusses the planning and developing of a radio at Escola Municipal de Ensino Fundamental Taufik Germano, in the city of Cachoeira do Sul/RS, which was used as a mean of communication among sixth grade students during their break time after the creation of the school radio, it was time to debate with the school community how important speech is and questions about difficulties faced by young students, who want to be able to communicate, in written and orally form were discussed and finally, how important that was for them to be involved in a learning environment. It was taken into consideration the importance of reading and comprehension of messages and using the student’s fascination over the project, limitations were suppressed, after a student-teachers conference on the difficulty to read texts and news. At the end of the project, one could conclude that the school needs to be aware of media-related activities once they increase the pupil’s enthusiasm, it is very well accepted and it improves their learning process, which is the main goal of school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRádiopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectLeiturapor
dc.titleO rádio no contexto escolar: novas oportunidades de comunicação e cidadaniapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo aborda o planejamento e montagem de uma rádio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Taufik Germano, na cidade de Cachoeira do Sul/RS, para ser utilizada como meio de comunicação entre os alunos do sexto ano durante o período do recreio. Com a criação da rádio na escola, buscou-se debater com a comunidade escolar do turno da tarde a importância da comunicação falada; levantar as questões relativas às dificuldades de expressão oral e escrita dos alunos e ressaltar a utilização da rádio como ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem. Para a consecução dessa proposta, levou-se em consideração a importância da comunicação para o processo de leitura e interpretação das mensagens e para a superação das limitações, aproveitando-se do fascínio dos alunos por atividades escolares diferenciadas e a sua eficiência no processo de aprendizagem. Apresentou como resultado um debate entre os alunos e professores sobre as dificuldades na leitura e interpretação dos textos/noticias, o que refletiu diretamente no interesse dos alunos no projeto e a sua preocupação com o processo de aprendizagem. A partir deste projeto conclui-se que a escola precisa estar atenta para as atividades ligadas as mídias, pois estas, são recebidas com entusiasmo pelos alunos e a sua utilização e assimilação é muito bem aceita, resultando em um aumento da aprendizagem prazerosa, objetivo final da escola.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples