Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Cassiano Francisco Scherner de
dc.creatorPetersen, Marciele
dc.date.accessioned2018-09-12T14:12:00Z
dc.date.available2018-09-12T14:12:00Z
dc.date.issued2011-12-03
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14274
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article presents the experience of using digital photograph as a tool in the Environmental Education, developed in Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário, in the city of Santa Cruz do Sul, in the region of Vale do Rio Pardo, RS. The aim is to verify the contributions of photographs as a metodological resource for sensitization and awareness of people about environmental issues. The project included 22 students who worked in the opposite shift of their school classes. During four meetings, they walked around the neighbourhood to take pictures and each participant was responsible for selecting 10 photos to think about and explain the registers. The action contributed to the perception and discussion of environmental issues from the students reality, as well the use of photography showed several advantages to the environmental education teaching, mainly to form active, critic and sensitive students in relation to the referred issues.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFotografia digitalpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectConscientizaçãopor
dc.titleUso da fotografia digital como ferramenta na educação ambiental na E.M.E.F. Santuário em Santa Cruz do Sulpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo relata a experiência da utilização da fotografia digital como ferramenta na Educação Ambiental, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário, no município de Santa Cruz do Sul, região do Vale do Rio Pardo, RS. O objetivo foi verificar as contribuições dos registros fotográficos como recurso metodológico de sensibilização e conscientização a respeito das questões ambientais. O projeto envolveu 22 alunos dessa escola, do ensino fundamental, em turno oposto ao das aulas. Foram realizadas quatro saídas para fotografar paisagens, imagens e situações do cotidiano do bairro, utilizando câmeras digitais. Após os registros, mais quatro encontros foram realizados, cada participante ficou responsável por selecionar dez fotografias, refletir e justificar seus registros. A ação contribuiu para a percepção e discussão crítica dos temas ambientais da realidade dos educandos envolvidos, assim como o uso da fotografia apresentou várias vantagens no ensino da educação ambiental, principalmente na formação de sujeitos atuantes, críticos e sensíveis sobre esse assunto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto