A gestão escolar e a família: algumas reflexões contemporâneas
Visualizar/ Abrir
Data
2012-12-01Autor
Dallabrida, Patrícia Stein Drebes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Ao refletir sobre o espaço e o papel da escola, acompanha-se pela literatura da área uma intensa mobilização quanto ao processo formativo da aprendizagem em contraponto a uma educação unilateral, hierarquizante ou técnica desse processo. Nesse caso, a escola assume hoje o diálogo com a sociedade, na medida em que ultrapassa os muros escolares, interagindo criticamente com a realidade social e cultural. Sob esse horizonte, a presente monografia busca como objetivo analisar as relações entre a gestão escolar e a família, e as suas implicações na aprendizagem dos alunos, isto é, para o desenvolvimento de uma educação que prima pela formação crítica e cidadã de seus sujeitos. Como problema de pesquisa pergunta-se: como a gestão pode envolver a família para participar das questões que perpassam no cotidiano escolar? Ainda: quais estratégias a gestão pode promover para envolver a família no processo escolar? Na tentativa de abordar hermeneuticamente essa temática, o trabalho realizou pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Autores como Paro (2010), Prado (1981), Zago (2000), Leão (1953), Schneckenberg, (2000), Sander (2007), Giorgi (1969), Cury (1978) e outros autores referendam a temática desse trabalho. Das reflexões dos referenciais teóricos analisados evidencia-se que, para além de uma participação passiva, os pais, tomando como fio condutor a compreensão da gestão escolar, opinam e propõem questões políticas que abrangem a questão pedagógica, financeira e administrativa para todo o cotidiano escolar. Nesse sentido, os pais se inserem efetivamente na perspectiva da gestão, isto é, em uma escola aberta ao diálogo, organizada pela visão de conjunto e da ação coletiva, de valorização das diferenças, da expansão de responsabilidade, da descentralização e horizontalização, da ação pedagógica como um processo dinâmico, contínuo, global e de formação crítica e cidadã.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: