dc.contributor.advisor | Ludwig, Cristiane | |
dc.creator | Dallabrida, Patrícia Stein Drebes | |
dc.date.accessioned | 2018-09-13T12:32:11Z | |
dc.date.available | 2018-09-13T12:32:11Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14287 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | Reflecting on the space and the role of the school, accompanied by the literature of the space an intense mobilization as the formative process of learning as opposed to a one sides education, or hierarchical technique that process. In this case, the school accept today the dialogue with society, to the extent that goes beyond the school walls, interacting critically with the social and cultured reality. In this horizon, this monograph seeks to analyze the relationship between the school management and family and its implications for student learning, that is, to develop an education that excels in training and citizen critics of his subjects. As research problem question is: how management can involve the family to participated in issues that pervade the school routine? Still: what strategies can promoted the management to involved the family in the educational process? In an attempt to address this issue hermeneutically, work conducted qualitative research literature imprint. Authors like Paro (2010), Prado (1981), Zago (2000), Leo (1953), Schneckenberg, (2000), Sander (2007), Giorgi (1969), Cury (1978) and other authors endorse the theme of this work. Reflections of theoretical analysis shows that, apart from a silent, parents, taking as guiding the understanding of school management, opine and propose policy issues that address the issue pedagogical, financial and administrative for the whole school routine. In this sense, parents are part effectively in management perspective, at a school open to dialogue, organized by overview and collective action, appreciation of differences, the expansion of responsibility, decentralization and horizontal, action teaching as a dynamic, continuous, comprehensive and critical training and citizen | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.title | A gestão escolar e a família: algumas reflexões contemporâneas | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Ao refletir sobre o espaço e o papel da escola, acompanha-se pela literatura da área uma intensa mobilização quanto ao processo formativo da aprendizagem em contraponto a uma educação unilateral, hierarquizante ou técnica desse processo. Nesse caso, a escola assume hoje o diálogo com a sociedade, na medida em que ultrapassa os muros escolares, interagindo criticamente com a realidade social e cultural. Sob esse horizonte, a presente monografia busca como objetivo analisar as relações entre a gestão escolar e a família, e as suas implicações na aprendizagem dos alunos, isto é, para o desenvolvimento de uma educação que prima pela formação crítica e cidadã de seus sujeitos. Como problema de pesquisa pergunta-se: como a gestão pode envolver a família para participar das questões que perpassam no cotidiano escolar? Ainda: quais estratégias a gestão pode promover para envolver a família no processo escolar? Na tentativa de abordar hermeneuticamente essa temática, o trabalho realizou pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Autores como Paro (2010), Prado (1981), Zago (2000), Leão (1953), Schneckenberg, (2000), Sander (2007), Giorgi (1969), Cury (1978) e outros autores referendam a temática desse trabalho. Das reflexões dos referenciais teóricos analisados evidencia-se que, para além de uma participação passiva, os pais, tomando como fio condutor a compreensão da gestão escolar, opinam e propõem questões políticas que abrangem a questão pedagógica, financeira e administrativa para todo o cotidiano escolar. Nesse sentido, os pais se inserem efetivamente na perspectiva da gestão, isto é, em uma escola aberta ao diálogo, organizada pela visão de conjunto e da ação coletiva, de valorização das diferenças, da expansão de responsabilidade, da descentralização e horizontalização, da ação pedagógica como um processo dinâmico, contínuo, global e de formação crítica e cidadã. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |