dc.contributor.advisor | Tonin, Cléia Margarete Macedo da Costa | |
dc.creator | Duarte, Quélen Cristiane Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2018-09-13T12:50:04Z | |
dc.date.available | 2018-09-13T12:50:04Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14288 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This paper examines community participation in school management in the
State School of Basic Education in Sapucaia do Sul and what factors that promote
such integration, as well as the influences of such participation to the school. It also
seeks to demonstrate that community participation in school management is
essential to gain improvements to school, build a school environment that contributes
to the formation of creative individuals, and constructive participants and achieve a
quality education in all aspects of the process. To conduct this study was applied
questionnaire to students of school, in conversation with teachers and functionaries
about the presence of the comunity in the school enviroment and observed of
physical structure and human as well as income and interest of students in the
learning process. To support the work were reviewed several authors specialized in
subject matter, as Vitor Paro, Paulo Freire, Isabel Parolin, among others. Before the
study, noted the importance of effective community participation in all aspects of the
school and the certainty that the families need to be involved in the learning process
of the sons and that the school need to worry with strategies and alternatives
proposals that encourage the participation of the fathers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Gestão democratic | eng |
dc.title | A participação da comunidade na gestão escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul | por |
dc.title.alternative | Community participation school management School State of Elementary School Sapucaia do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa a participação da comunidade na gestão
escolar na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Sapucaia do Sul e quais
fatores que propiciam tal integração, assim como as influências dessa participação
para o estabelecimento de ensino. Pretende também demonstrar que a participação
da comunidade na gestão escolar é essencial para conquistar melhorias para a
escola, construir um ambiente escolar que contribua para a formação de indivíduos
criativos, construtivos e participantes e atingir uma educação de qualidade em todos
os aspectos do processo. Para a realização desse estudo foi aplicado questionário a
alunos da escola, conversado com professores e funcionários sobre a presença da
comunidade no ambiente escolar e observada a estrutura física e humana, assim
como o rendimento e interesse dos alunos no processo de aprendizagem. Para
fundamentar o trabalho, foram revisados vários autores especializados no assunto
em pauta, como Vitor Paro, Paulo Freire, Isabel Parolin, entre outros. Diante do
estudo realizado, constatou-se a importância de uma efetiva participação da
comunidade em todos os aspectos da realidade escolar e a certeza de que as
famílias precisam estar envolvidas no processo ensino-aprendizagem dos filhos e de
que a escola precisa preocupar-se com estratégias e propostas alternativas que
incentivam a participação dos pais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |