A presença de substâncias psicoativas entre os jovens em idade escolar: desafios e possibilidades da gestão escolar
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Data
2011-09-16Autor
Dal Piaz, Ariane Marteninghe
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Este trabalho aborda os resultados de uma investigação sobre a atuação e os
desafios da gestão escolar, em escolas públicas, diante da presença de substâncias
psicoativas entre os jovens em idade escolar. A pesquisa procurou conhecer de que
forma os gestores escolares planejam e executam atividades que possam contribuir
para minimizar este problema e suas conseqüências. Os procedimentos
metodológicos adotados, na perspectiva de uma abordagem qualitativa, foram o
estudo de caso sobre o tema, considerando a análise da documentação da escola e
coleta de dados através de questionário aberto com gestores. Observou-se que a
gestão das escolas participantes do estudo está baseada em um modelo tradicional,
que centraliza as decisões na equipe diretiva, deixando ao professor a
responsabilidade de planejar e ministrar as aulas, o que faz com que este não se
sinta gestor do processo educacional. Nesse cenário, as atividades são realizadas de
forma isolada e, conseqüentemente, esbarram em obstáculos que poderiam ser
minimizados se o trabalho fosse coletivo. Embora a presença de substâncias
psicoativas seja um problema social que preocupa os professores/gestores,
percebe-se que as atividades são realizadas isoladamente por aqueles que se
sentem aptos, ou por aqueles que, mesmo não dominando de forma profunda o
assunto, acreditam na necessidade de se posicionar. Nesse contexto, tanto a prática
de formação continuada envolvendo o assunto em questão, quanto o exercício de
uma gestão democrática são vistos como imprescindíveis para que se possa obter
resultados significativos, quando o assunto envolve afastar os jovens do desejo de
aproximação às substâncias psicoativas.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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