Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorDal Piaz, Ariane Marteninghe
dc.date.accessioned2018-09-13T14:15:00Z
dc.date.available2018-09-13T14:15:00Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14294
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work discusses the results of research into the performance and the challenges of school management in public schools, before the presence of psychoactive substances among young people of school age. The survey sought to know how the school managers plan and implement activities which contribute to minimize this problem and its consequences. The methodological procedures adopted in anticipation of a qualitative approach, have been the case study on the subject, considering the analysis of the school's documentation and data gathering via questionnaire opened with managers. It was noted that the management of the schools participating in the study is based on a traditional model, which centralizes policy decisions in the team, leaving the teacher's responsibility to plan and teach the classes, which makes this not feel Manager of the educational process. In this scenario, the activities are carried out in isolation and, consequently, stumble into obstacles that could be minimized if the work was collective. Although the presence of psychoactive substances is a social problem that worries teachers / managers, it is perceived that activities are carried out separately for those who feel able, or those who, while not dominating the subject in a profound way, believe in the need to position themselves. In this context, the practice continued training involving the subject in question, as the exercise of a democratic management are seen as essential in order to obtain significant results, when the subject involves moving young people's desire for rapprochement at to psychoactive substances.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestão do pedagógicopor
dc.subjectSubstâncias psicoativaspor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectPsychoactive substanceseng
dc.titleA presença de substâncias psicoativas entre os jovens em idade escolar: desafios e possibilidades da gestão escolarpor
dc.title.alternativeThe presence of psychoactive substances among young people of school age: challenges and possibilities of school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho aborda os resultados de uma investigação sobre a atuação e os desafios da gestão escolar, em escolas públicas, diante da presença de substâncias psicoativas entre os jovens em idade escolar. A pesquisa procurou conhecer de que forma os gestores escolares planejam e executam atividades que possam contribuir para minimizar este problema e suas conseqüências. Os procedimentos metodológicos adotados, na perspectiva de uma abordagem qualitativa, foram o estudo de caso sobre o tema, considerando a análise da documentação da escola e coleta de dados através de questionário aberto com gestores. Observou-se que a gestão das escolas participantes do estudo está baseada em um modelo tradicional, que centraliza as decisões na equipe diretiva, deixando ao professor a responsabilidade de planejar e ministrar as aulas, o que faz com que este não se sinta gestor do processo educacional. Nesse cenário, as atividades são realizadas de forma isolada e, conseqüentemente, esbarram em obstáculos que poderiam ser minimizados se o trabalho fosse coletivo. Embora a presença de substâncias psicoativas seja um problema social que preocupa os professores/gestores, percebe-se que as atividades são realizadas isoladamente por aqueles que se sentem aptos, ou por aqueles que, mesmo não dominando de forma profunda o assunto, acreditam na necessidade de se posicionar. Nesse contexto, tanto a prática de formação continuada envolvendo o assunto em questão, quanto o exercício de uma gestão democrática são vistos como imprescindíveis para que se possa obter resultados significativos, quando o assunto envolve afastar os jovens do desejo de aproximação às substâncias psicoativas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto