dc.contributor.advisor | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.creator | Dal Piaz, Ariane Marteninghe | |
dc.date.accessioned | 2018-09-13T14:15:00Z | |
dc.date.available | 2018-09-13T14:15:00Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14294 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work discusses the results of research into the performance and the challenges
of school management in public schools, before the presence of psychoactive
substances among young people of school age. The survey sought to know how the
school managers plan and implement activities which contribute to minimize this
problem and its consequences. The methodological procedures adopted in
anticipation of a qualitative approach, have been the case study on the subject,
considering the analysis of the school's documentation and data gathering via
questionnaire opened with managers. It was noted that the management of the
schools participating in the study is based on a traditional model, which centralizes
policy decisions in the team, leaving the teacher's responsibility to plan and teach the
classes, which makes this not feel Manager of the educational process. In this
scenario, the activities are carried out in isolation and, consequently, stumble into
obstacles that could be minimized if the work was collective. Although the presence
of psychoactive substances is a social problem that worries teachers / managers, it is
perceived that activities are carried out separately for those who feel able, or those
who, while not dominating the subject in a profound way, believe in the need to
position themselves. In this context, the practice continued training involving the
subject in question, as the exercise of a democratic management are seen as
essential in order to obtain significant results, when the subject involves moving
young people's desire for rapprochement at to psychoactive substances. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Gestão do pedagógico | por |
dc.subject | Substâncias psicoativas | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | Psychoactive substances | eng |
dc.title | A presença de substâncias psicoativas entre os jovens em idade escolar: desafios e possibilidades da gestão escolar | por |
dc.title.alternative | The presence of psychoactive substances among young people of school age: challenges and possibilities of school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda os resultados de uma investigação sobre a atuação e os
desafios da gestão escolar, em escolas públicas, diante da presença de substâncias
psicoativas entre os jovens em idade escolar. A pesquisa procurou conhecer de que
forma os gestores escolares planejam e executam atividades que possam contribuir
para minimizar este problema e suas conseqüências. Os procedimentos
metodológicos adotados, na perspectiva de uma abordagem qualitativa, foram o
estudo de caso sobre o tema, considerando a análise da documentação da escola e
coleta de dados através de questionário aberto com gestores. Observou-se que a
gestão das escolas participantes do estudo está baseada em um modelo tradicional,
que centraliza as decisões na equipe diretiva, deixando ao professor a
responsabilidade de planejar e ministrar as aulas, o que faz com que este não se
sinta gestor do processo educacional. Nesse cenário, as atividades são realizadas de
forma isolada e, conseqüentemente, esbarram em obstáculos que poderiam ser
minimizados se o trabalho fosse coletivo. Embora a presença de substâncias
psicoativas seja um problema social que preocupa os professores/gestores,
percebe-se que as atividades são realizadas isoladamente por aqueles que se
sentem aptos, ou por aqueles que, mesmo não dominando de forma profunda o
assunto, acreditam na necessidade de se posicionar. Nesse contexto, tanto a prática
de formação continuada envolvendo o assunto em questão, quanto o exercício de
uma gestão democrática são vistos como imprescindíveis para que se possa obter
resultados significativos, quando o assunto envolve afastar os jovens do desejo de
aproximação às substâncias psicoativas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |