dc.contributor.advisor | Hepp, Izabel Cristina Uaska | |
dc.creator | De Cesaro, Juliana | |
dc.date.accessioned | 2018-09-14T13:59:43Z | |
dc.date.available | 2018-09-14T13:59:43Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14309 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This paper presents the theme of the school management as a participatory process. To this end, we tried to check with the State Institute of Education Tiradentes is occurring replacement of organizational practices based on the reproduction habits, a collective practice, generating innovative solutions and improving the quality of education. Direct the work of such questions as: What is participative management? How to make effective the participation of teachers in the constitution of this government, in the formative dimension? With the research was possible to obtain a better understanding about the time that the school is living researched for the construction of democratic management. With regard to research, it was found that the school has been slowly implementing the management process, while still linked to traditional ideas and practices, which refer to the inheritance that the education system has been incorporated throughout the historical process. The democratic management is being discussed and implemented in schools, with community participation, although there is a gap between what one wishes and reality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Prática coletiva | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Collective practice | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | Gestão educacional: perspectivas e ações para a melhoria do ensino | por |
dc.title.alternative | Management education: prospects and actions to improve education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta como tema a gestão escolar como um processo participativo. Para tanto, buscou-se verificar junto ao Instituto Estadual de Educação Tiradentes se está ocorrendo a substituição de práticas de organização baseadas na reprodução de hábitos adquiridos, por uma prática coletiva, geradora de soluções inovadoras e melhoria da qualidade de ensino. Nortearam o trabalho indagações tais como: o que é gestão participativa? Como tornar efetiva a participação dos professores na constituição dessa gestão, dentro da dimensão formativa? Com a pesquisa foi possível obter uma melhor compreensão sobre o momento em que a escola pesquisada está vivendo relativo à construção da gestão democrática. Com relação à pesquisa, pôde-se constatar que a escola vem implantando lentamente o processo de gestão, embora ainda vinculada à ideias e práticas tradicionais, que remetem à heranças que o sistema de ensino vem incorporando ao longo do processo histórico. A gestão democrática vem sendo discutida e implementada na escola,com a participação da comunidade, embora ainda exista uma distância entre o que se almeja e a realidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |