Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHepp, Izabel Cristina Uaska
dc.creatorDe Cesaro, Juliana
dc.date.accessioned2018-09-14T13:59:43Z
dc.date.available2018-09-14T13:59:43Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14309
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis paper presents the theme of the school management as a participatory process. To this end, we tried to check with the State Institute of Education Tiradentes is occurring replacement of organizational practices based on the reproduction habits, a collective practice, generating innovative solutions and improving the quality of education. Direct the work of such questions as: What is participative management? How to make effective the participation of teachers in the constitution of this government, in the formative dimension? With the research was possible to obtain a better understanding about the time that the school is living researched for the construction of democratic management. With regard to research, it was found that the school has been slowly implementing the management process, while still linked to traditional ideas and practices, which refer to the inheritance that the education system has been incorporated throughout the historical process. The democratic management is being discussed and implemented in schools, with community participation, although there is a gap between what one wishes and reality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPrática coletivapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectCollective practiceeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleGestão educacional: perspectivas e ações para a melhoria do ensinopor
dc.title.alternativeManagement education: prospects and actions to improve educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta como tema a gestão escolar como um processo participativo. Para tanto, buscou-se verificar junto ao Instituto Estadual de Educação Tiradentes se está ocorrendo a substituição de práticas de organização baseadas na reprodução de hábitos adquiridos, por uma prática coletiva, geradora de soluções inovadoras e melhoria da qualidade de ensino. Nortearam o trabalho indagações tais como: o que é gestão participativa? Como tornar efetiva a participação dos professores na constituição dessa gestão, dentro da dimensão formativa? Com a pesquisa foi possível obter uma melhor compreensão sobre o momento em que a escola pesquisada está vivendo relativo à construção da gestão democrática. Com relação à pesquisa, pôde-se constatar que a escola vem implantando lentamente o processo de gestão, embora ainda vinculada à ideias e práticas tradicionais, que remetem à heranças que o sistema de ensino vem incorporando ao longo do processo histórico. A gestão democrática vem sendo discutida e implementada na escola,com a participação da comunidade, embora ainda exista uma distância entre o que se almeja e a realidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto