Abandono e repetência escolar: estratégias de gestão para uma possível melhoria de aprendizagem
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Data
2012-12-08Autor
Della Flora, Luciane Marangon
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O presente estudo teve como objetivo analisar as taxas de insucesso escolar de uma escola pública na cidade de Redentora, no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com a intenção de verificar as estratégias de gestão utilizadas objetivando superar os problemas detectados, bem como refletir sobre os possíveis pontos a serem melhorados no processo educativo. Portanto, houve, inicialmente uma pesquisa quantitativa a partir dos índices de desempenho escolar de alunos do ensino médio ao longo dos anos de 2009, 2010 e 2011. Posteriormente, esta base de dados foi considerada para a análise de documentos escolares, tais como Projeto Político Pedagógico e outros projetos da escola, a fim de verificar se o educandário em questão registra possíveis ações que contribuam para a melhoria desses índices. Em terceiro lugar, foram disponibilizados os questionários para coordenação pedagógica, a direção de escola e professores do ensino médio com a intenção de verificar como esses índices são compreendidos na gestão da sala de aula. Os resultados obtidos estão relacionados à deficiência na consecução da gestão democrática na escola de análise. Embora o contexto educacional analisado sugira uma boa organização teórica, de forma a contribuir para o sucesso do processo educacional, a prática pedagógica apresenta tanto fragilidades nos aspectos metodológicos, quanto no que diz respeito à inclusão da família no processo educativo. A partir dos resultados obtidos, observou-se a necessidade de aplicação de teorias e concepções de gestão pensado e registrados na escola, de modo que haja contribuições significativas no final de cada ano letivo.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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