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dc.contributor.advisorFontana, Hugo Antonio
dc.creatorDella Flora, Luciane Marangon
dc.date.accessioned2018-09-14T15:42:28Z
dc.date.available2018-09-14T15:42:28Z
dc.date.issued2012-12-08
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14313
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the rates of school failure and abandonment of a public school in the town of Redentora, the northwestern state of Rio Grande do Sul, with the intention of verify the strategies for managing used to combat the unsuccessful results as well as reflect on the possible points to be improved in the educational process. Therefore, there was initially a quantitative research from the survey indices of school performance of high school students along the years 2009, 2010 and 2011. Subsequently, this data base were considered for the analysis of school documents, such as Political Pedagogical Project and other school projects, in order to verify if the school registers possible actions that will contribute to the improvement of these indices. Thirdly, questionnaires were made available for educational coordination; school directors and high school teachers with the intention of verify how these indices are understood in the classroom. The results obtained suggest deficiency in the execution of Democratic Management in the school of analysis. Although the educational context is analyzed theoretically organized in ways that contribute to the success of the educational process, pedagogical practice presents both methodological failures, how much with regard to the inclusion of the family in the educational process. From the results obtained, we observed the need of applicability of theories and molds of management that there are documentarily, so that significant changes happen at the end of each school year.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFracasso escolarpor
dc.subjectReprovaçãopor
dc.subjectAbandonopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectSchool failureeng
dc.subjectReprobationeng
dc.subjectAbandonmenteng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleAbandono e repetência escolar: estratégias de gestão para uma possível melhoria de aprendizagempor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar as taxas de insucesso escolar de uma escola pública na cidade de Redentora, no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com a intenção de verificar as estratégias de gestão utilizadas objetivando superar os problemas detectados, bem como refletir sobre os possíveis pontos a serem melhorados no processo educativo. Portanto, houve, inicialmente uma pesquisa quantitativa a partir dos índices de desempenho escolar de alunos do ensino médio ao longo dos anos de 2009, 2010 e 2011. Posteriormente, esta base de dados foi considerada para a análise de documentos escolares, tais como Projeto Político Pedagógico e outros projetos da escola, a fim de verificar se o educandário em questão registra possíveis ações que contribuam para a melhoria desses índices. Em terceiro lugar, foram disponibilizados os questionários para coordenação pedagógica, a direção de escola e professores do ensino médio com a intenção de verificar como esses índices são compreendidos na gestão da sala de aula. Os resultados obtidos estão relacionados à deficiência na consecução da gestão democrática na escola de análise. Embora o contexto educacional analisado sugira uma boa organização teórica, de forma a contribuir para o sucesso do processo educacional, a prática pedagógica apresenta tanto fragilidades nos aspectos metodológicos, quanto no que diz respeito à inclusão da família no processo educativo. A partir dos resultados obtidos, observou-se a necessidade de aplicação de teorias e concepções de gestão pensado e registrados na escola, de modo que haja contribuições significativas no final de cada ano letivo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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