dc.contributor.advisor | Mathias, Carmen Vieira | |
dc.creator | Cureau, Mara Rúbia Roos | |
dc.date.accessioned | 2016-04-04T12:44:59Z | |
dc.date.available | 2016-04-04T12:44:59Z | |
dc.date.issued | 2011-10-07 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1431 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The act of copying and pasting awakened in teachers and guardians of undergraduate degree in physics from the UAB / UFSM, concern about the growing habit of the students in practicing plagiarism in their academic work. This concern arose in the first half of the course. Thus, to inform students of the problems caused by this practice has developed an awareness of students about the Copyright Law (LDA), through forums held during the course. The aim of this study was to analyze the writing of these students from forums held in the discipline of Instrumentation for Distance Education (DE) content on the Internet and thus presents the researcher to investigate the students' collaborative writing in relation to the LDA. The methodology used in this article was a case study with analysis of written materials in the Forums CTRL C and CTRL V and As trust what is on the Internet? Among the discussions, the graduate students showed great concern about the increasing acts of plagiarism and recognized the importance of the work of clarification on the Law No. 9610, as they prefer a rigid assessment of the work by their masters. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | por |
dc.subject | Ética | por |
dc.subject | Plágio | por |
dc.subject | Lei do direto autoral | por |
dc.title | Improbidade do aluno, respeito à lei do direito autoral | por |
dc.title.alternative | Misconduct of the student, regarding the copyright law | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O ato de copiar e colar despertou nos professores e tutores do curso de graduação de Licenciatura em Física da UAB/UFSM, a preocupação acerca do crescente hábito dos alunos em praticar plágio em seus trabalhos acadêmicos. Essa preocupação surgiu no primeiro semestre do curso. A fim de informar aos alunos dos problemas causados por esta prática desenvolveu-se um trabalho de conscientização a respeito da Lei do Direito Autoral (LDA) através de fóruns realizados no decorrer da disciplina de Instrumentação para Educação a Distância (EaD). Dentro desse contexto, escrevemos esse trabalho, cujo objetivo foi analisar a escrita desses alunos a partir de Fóruns realizados na disciplina sobre o conteúdo que a Internet apresenta ao pesquisador e assim investigar a escrita colaborativa dos alunos em relação a LDA. A metodologia utilizada neste artigo foi o estudo de caso, com análise do material escrito nos Fóruns denominados “CTRL C e CTRL V” e “Como confiar no que se encontra na Internet?”. Dentre as discussões os alunos da graduação apresentaram grande preocupação com o crescente ato do plágio e reconhecem a importância do trabalho de esclarecimento sobre a Lei nº 9.610, assim como, são favoráveis a uma avaliação rígida dos trabalhos por parte dos seus mestres. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |