Atividades matemáticas mediadas pela informática: jogos computadorizados e programas de exercício e prática
Resumo
O presente artigo versa sobre o emprego da matemática mediada pela informática,
enfatizando-se os softwares educacionais de exercícios e prática e aos jogos
computadorizados. Tem como objetivo verificar se o ensino da matemática mediada
por estes recursos contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da
compreensão dos conceitos matemáticos com alunos de 5º ano do ensino
fundamental, bem como analisar a opinião dos professores de pré-escola, anos
iniciais e professores de matemática anos finais do ensino fundamental quanto ao
uso da informática em suas práticas. Esta proposta foi realizada na Escola Estadual
de Ensino Médio Nossa Senhora das Vitórias, na cidade de Cacequi/RS. Observouse,
com a realização das atividades certa relutância por parte dos alunos, visto que
preferiam outras atividades recreativas, porém, aos poucos foram contagiados pelas
tarefas propostas, o que gerou reforço na aprendizagem dos conteúdos. Neste
artigo apresentam-se ainda, sugestões de sites educacionais para serem
trabalhados no laboratório de Informática na disciplina de Matemática.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: