Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGindri, Giovana Toscani
dc.creatorPaiva, Elaci Ferreira de
dc.date.accessioned2018-09-18T15:20:09Z
dc.date.available2018-09-18T15:20:09Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14342
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe motion of school inclusion is also accompanied by doubt and questioning, requiring not only support and guidance from experts, but mainly a reflection of all schools in the development of social relationships based on respect for differences. The present study examined the importance of including people with disabilities in school and teacher education from the perspective of inclusion, because the current scenario presents strong evidence of change, showing that the inclusion of people with disabilities is an irreversible trend, however, requires a collective work, to contribute as a determining factor in the consolidation of relations of a democratic society for all. It was concluded that the school intends to be inclusive without wanting to change their habits in any way is doomed to failure. The ethical commitment requires us to abandon the empty towards effective action and consistent with the inclusive movement. It demands, in short, that fight against situations of discrimination, favoring cultural breaks necessary for a new education and inclusive society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectPNE's (Portadores de Necessidades Especiais)por
dc.subjectEscola regularpor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectSpecial needseng
dc.subjectMainstreameng
dc.titleFormação de professor na perspectiva da escola inclusivapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Feira de Santana, BA, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO movimento de inclusão escolar vem ainda acompanhado de dúvidas e questionamento exigindo não somente apoio e orientação de especialistas, mas principalmente uma reflexão do lugar da escola no desenvolvimento de relações sociais pautadas no respeito às diferenças. Assim, o presente estudo analisou a importância da inclusão dos portadores de necessidades especiais na escola bem como a formação do professor na perspectiva da inclusão, pois o cenário atual apresenta fortes indícios de mudanças, demonstrando que a inclusão de pessoas com deficiência é um movimento irreversível, porém, necessita de uma construção coletiva, para contribuir como fator determinante na consolidação das relações democráticas de uma sociedade para todos. Concluiu-se que a escola que pretenda ser inclusiva sem querer modificar em nada seus hábitos estará fadada ao fracasso. O compromisso ético exige que se abandone os discursos vazios em prol de ações efetivas e coerentes com o movimento inclusivo. Ele demanda, em suma, que se lute contra as situações de discriminação, favorecendo as rupturas culturais necessárias a uma nova educação e sociedade inclusivas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto