Integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na classe multisseriada: em uma escola do campo: aproximações com o cotidiano do assentamento Alvorada
Abstract
As tecnologias da informação representam um importante instrumento de construção do conhecimento. Além disso, a sua inserção, nas classes multisseriadas oportuniza o envolvimento e consequente aprendizado, que amplia a possibilidade de os alunos desenvolverem seus conhecimentos como formas inovadoras de aprender. Desse modo, este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que teve como objetivo integrar as TIC no desenvolvimento dos conteúdos curriculares, utilizando-se de recursos tecnológicos, neste espaço específico. Para tanto, as tecnologias foram trabalhadas no Assentamento Alvorada, o qual traz, em sua história, o desenvolvimento de famílias que se firmaram nesse lugar, estabelecendo sua identidade a partir de seu trabalho e produção. Destaca-se que este projeto foi aplicado em área rural, localizada, no município de Júlio de Castilhos, RS, durante 25 dias, em classe multisseriada (Pré-Escola e 1º Ano do Ensino Fundamental). Sublinha-se que foram aplicadas várias estratégias nesta pesquisa para a produção de dados, como: observações dos participantes, participação e envolvimento dos pais nas atividades desenvolvidas, dificuldades, desafios possibilidades com as TIC, maneira de registros dos alunos e aceitação e frequência da comunidade escolar. Ademais, releva expor que os registros ocorreram por meio de passeios, relatos de moradores, dinâmica com os pais e alunos, filmes, vídeos produzidos, fotos, músicas infantis, desenhos no Paint, YouTube e jogos educativos. No que se refere à análise, esta permitiu observar que a inserção das TICs, integradas aos conteúdos programáticos das classes multisseriadas, proporcionou uma aprendizagem significativa, auxiliando, através de recursos, a valorização do cotidiano, no qual os sujeitos da pesquisa estão inseridos. Com base nisso, o produto final deste estudo da linha de Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede, no mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, foi uma proposta metodológica de integração das TIC nas classes multisseriadas, através do conhecimento da História do Assentamento Alvorada, enfocado, a partir das atividades desenvolvidas nas unidades curriculares, no museu virtual – denominado Museu da Pessoa. Por fim, cabe expor que o resultado deste estudo será consolidado com a divulgação na rede social na página do Facebook da escola para visualização da comunidade escolar em rede.
Collections
The following license files are associated with this item: