dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Costa, Rosinete Pereira da | |
dc.date.accessioned | 2016-04-06T12:35:22Z | |
dc.date.available | 2016-04-06T12:35:22Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1434 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to identity and analyze not only the situations that justify the
development of a potential Democratic Administration in a public school in Palmas
Tocantins, but also signal possible actions that make up a Democratic Administration.
The public examination was made a director, teaching staff, teachers, students, staff
and members of Union Village APMF School located in Palmas, Tocantins. To collect
data specific questionnaires were used to investigate the views of different segments
of the school community, with regard to participation and autonomy in decisionmaking
in school affairs, relationship management, teachers, principals, teaching
staff and APMF and members of the existing mechanisms of participation in school
that can shape a democratic administration.
In the methodology of work for data collection, 06 questionnaires took place in order
to answer each person according to their function in school, and the return was 80%
of the respondents involving the principal, teachers, students, members of teaching
staff, employees and members of the APMF. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Democrática | por |
dc.subject | Escola pública | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.title | Gestão democrática na escola pública: situações e possibilidades | por |
dc.title.alternative | Democratic management of public schools: situations and possibilities. | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo identificar e analisar não só as situações que
justificam o desenvolvimento de uma possível Gestão Democrática em uma escola
pública de Palmas-TO, como também sinalizar possibilidades de ações que
configuram uma Gestão Democrática. O público analisado foi formado de diretora,
equipe pedagógica, professores, alunos, funcionários e membros da APMF da
Escola Vila União situada em Palmas-TO. Para se chegar a um conhecimento
prático, e buscar dados consistentes e concretos que permeiam a gestão
democrática na escola utilizou-se questionários específicos para investigar a opinião
dos diferentes segmentos da Comunidade Escolar, no que se refere à participação e
autonomia na tomada de decisões dos assuntos escolares, relacionamento entre
direção, professores, diretores, equipe pedagógica, alunos, funcionários e membros
da APMF e mecanismos de participação existentes na escola que configuram uma
possível gestão democrática. Na metodologia do trabalho para a coleta de dados,
produziu-se 06 questionários, a fim de que cada pessoa respondesse de acordo com
sua função na escola, e o retorno foi de 80% dos questionados que envolveu a
diretora, professores, alunos, membros da equipe pedagógica, funcionários e
membros da APMF. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |