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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorCosta, Rosinete Pereira da
dc.date.accessioned2016-04-06T12:35:22Z
dc.date.available2016-04-06T12:35:22Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1434
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study aimed to identity and analyze not only the situations that justify the development of a potential Democratic Administration in a public school in Palmas Tocantins, but also signal possible actions that make up a Democratic Administration. The public examination was made a director, teaching staff, teachers, students, staff and members of Union Village APMF School located in Palmas, Tocantins. To collect data specific questionnaires were used to investigate the views of different segments of the school community, with regard to participation and autonomy in decisionmaking in school affairs, relationship management, teachers, principals, teaching staff and APMF and members of the existing mechanisms of participation in school that can shape a democratic administration. In the methodology of work for data collection, 06 questionnaires took place in order to answer each person according to their function in school, and the return was 80% of the respondents involving the principal, teachers, students, members of teaching staff, employees and members of the APMF.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDemocráticapor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleGestão democrática na escola pública: situações e possibilidadespor
dc.title.alternativeDemocratic management of public schools: situations and possibilities.eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo identificar e analisar não só as situações que justificam o desenvolvimento de uma possível Gestão Democrática em uma escola pública de Palmas-TO, como também sinalizar possibilidades de ações que configuram uma Gestão Democrática. O público analisado foi formado de diretora, equipe pedagógica, professores, alunos, funcionários e membros da APMF da Escola Vila União situada em Palmas-TO. Para se chegar a um conhecimento prático, e buscar dados consistentes e concretos que permeiam a gestão democrática na escola utilizou-se questionários específicos para investigar a opinião dos diferentes segmentos da Comunidade Escolar, no que se refere à participação e autonomia na tomada de decisões dos assuntos escolares, relacionamento entre direção, professores, diretores, equipe pedagógica, alunos, funcionários e membros da APMF e mecanismos de participação existentes na escola que configuram uma possível gestão democrática. Na metodologia do trabalho para a coleta de dados, produziu-se 06 questionários, a fim de que cada pessoa respondesse de acordo com sua função na escola, e o retorno foi de 80% dos questionados que envolveu a diretora, professores, alunos, membros da equipe pedagógica, funcionários e membros da APMF.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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