dc.contributor.advisor | Alves, Marcia Doralina | |
dc.creator | Reis, Jaqueline Ferreira dos | |
dc.date.accessioned | 2018-09-19T14:36:18Z | |
dc.date.available | 2018-09-19T14:36:18Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14357 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Afetividade | por |
dc.subject | Déficit cognitivo | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.title | A importância da afetividade na relação entre professor e aluno com déficit cognitivo para a aprendizagem e o processo de inclusão | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Gravataí, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa discute a educação especial na perspectiva inclusiva,
abordando a importância da afetividade no processo de aprendizagem dos alunos
com déficit cognitivo incluídos na rede regular de ensino em Gravataí. Pretende
problematizar a inclusão e incursionar pelos caminhos das relações que se
estabelecem entre os protagonistas neste processo - professores e alunos. A
pesquisa é qualitativa, com coleta de dados através de entrevista semi-estruturada.
Para tanto, o presente estudo utiliza conceitos da concepção interacionista e sócio
interacionista nas teorias de Piaget, Wallon e Vygotsky. Por meio deste trabalho,
pôde-se construir uma representação sobre o aluno com déficit cognitivo como
sujeito de aprendizagem, contribuindo para uma reflexão do professor sobre suas
verdades, crenças e práticas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |