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dc.contributor.advisorGuterres, Clovis Renan Jacques
dc.creatorRosa, Rosangela Maria Chiappa da
dc.date.accessioned2018-09-19T15:05:10Z
dc.date.available2018-09-19T15:05:10Z
dc.date.issued2011-03-03
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14359
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe current monograph was originated from a group of reflections reported while I prepared classes and while I gave classes in the secondary education. These initial observations took a character of historical analyses of the disturbed trajectory of Philosophy in the Brazilian education. Therefore, the aim of the monograph was to analyze the execution and introduction of the subject of Philosophy in the Brazilian teaching, so as the limitations and restrictions which it was submitted during all the Brazilian educational process, not only referring to the programs as to the practices too. The investigation was made thorough a critical-reflexive boarding of the documental and bibliographic material available. It was made an historical rescue of the trajectory of the subject in Brazil and a brief retrospective of the duality of the public and particular teaching. It was concluded that the subject of Philosophy, which takes the students to reflect and to elaborate solutions for the presented problems, it can contribute to the democratic management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleContribuição do ensino de flisofia para a gestão democráticapor
dc.title.alternativeContribution of the teaching of philosophy for the democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoA presente pesquisa surgiu de um conjunto de reflexões registradas enquanto preparava aulas e ministrava a disciplina no ensino médio. Essas observações iniciais tomaram um caráter de análise histórica da trajetória conturbada da disciplina de Filosofia na educação brasileira. O objetivo da monografia foi, portanto, analisar a execução e implantação da disciplina de Filosofia no ensino brasileiro, assim como as limitações e restrições em que ela foi submetida durante todo o processo educacional brasileiro, tanto nos programas como em suas práticas. A investigação desenvolveu-se a partir de uma abordagem crítico-reflexiva do material bibliográfico e documental disponível. Foi realizado um resgate histórico da trajetória da disciplina no Brasil, e uma breve retrospectiva da dualidade do ensino público e do ensino particular. Concluindo que a disciplina de Filosofia, levando os alunos a refletir e elaborar soluções para os problemas apresentados na escola, poderá contribuir com a gestão democrática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [293]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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