Mostrar registro simples

dc.creatorPiaia, Manúcia
dc.date.accessioned2018-09-19T21:39:11Z
dc.date.available2018-09-19T21:39:11Z
dc.date.issued2018-03-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14367
dc.description.abstractThe aim of this study was to understand the state of the art and the scientific and educational development of the new management strategies based on Precision Agriculture in the universities of the southern region of Brazil, that present undergraduate courses in the agronomy area. Understanding how the approach of Precision Agriculture in these institutions is carried out can provide teaching management by associating technologies and practices that can allow significant gains in education and, consequently, in the productivity of different cultivated species. This is possible through the correct handling of computerized procedures for recording and analyzing data of the entire production process, involving and complementing with the traceability of products offered internally or exported. The lack of information on how the subject is being addressed in universities; who are the agents; and what they are researching in the area of Precision Agriculture - mainly in the courses with direct relation with agronomy, rendering the discussions on the subject deficient. Within this context, it was sought to quantify, through research via e-mail and telephone contact, the number of agronomy courses in the southern states of the country; which courses offer the discipline of Precision Agriculture; and how it is offered to students. In this way, it was possible to elaborate a mapping of the distribution of the agents (teachers, researchers) who work on Precision Agriculture in agricultural science courses in these regions. During the research, it was verified that the subject is approached in the universities in general, some as a specific discipline, giving due importance to the subject, others only commenting important points in other disciplines of the course. It was noted that the three states - but especially Santa Catarina and Rio Grande do Sul - still lack trained and qualified professionals to work in this area.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAgricultura de precisãopor
dc.subjectUniversidades brasileiraspor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPrecision agricultureeng
dc.subjectBrazilian universitieseng
dc.titleO ensino e a pesquisa em agricultura de precisão nos cursos de agronomia nas instituições da região sul do Brasilpor
dc.title.alternativeEducation and research in precision agriculture in agronomy courses at institutions of Rio Grande do Sul, Santa Catarina and Paranáeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsse estudo teve como objetivo compreender o estado da arte e o próprio desenvolvimento científico e educacional envolvendo as novas estratégias de manejo baseadas na agricultura de precisão nas universidades da região Sul do Brasil que apresentam cursos de graduação na área de agronomia. Compreender como é realizada a abordagem da temática agricultura de precisão nessas instituições é proporcionar gestão do ensino associando tecnologias e práticas que podem permitir expressivos ganhos na educação e, consequentemente, na produtividade das diferentes espécies cultivadas. Isso torna-se possível a partir do manejo correto dos demais procedimentos informatizados de registro e análise de dados de todo o processo da produção, envolvendo e complementando com a rastreabilidade dos produtos ofertados internamente ou exportados. Como é notória a ausência de informações sobre como está sendo tratado o tema nas universidades; quem são os agentes; e o que estão pesquisando na área de agricultura de precisão – principalmente nos cursos com relação direta com a agronomia, tornando deficitárias as discussões sobre o tema. Dentro desse contexto, procurou-se quantificar, através de pesquisas via e-mail e contato telefônico, o número de cursos de agronomia nos estados do Sul do país; quais cursos oferecem a disciplina de agricultura de precisão; e de que maneira ela é oferecida aos alunos. Desta forma, foi possível elaborar um mapeamento de distribuição dos agentes (professores, pesquisadores) que trabalham o tema agricultura de precisão nos cursos de ciências agrárias nessas regiões. Durante a pesquisa, constatou-se que o tema é abordado nas universidades de maneira geral, algumas como disciplina específica, dando a devida importância ao assunto, outras apenas comentando pontos importantes em outras disciplinas do curso de agronomia. Notou-se que os três Estados – mas especialmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul – ainda carecem de profissionais formados e qualificados para atuar na área.por
dc.contributor.advisor1Santi, Antônio Luis
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6223011493102530por
dc.contributor.referee1Paula, Gizelli Moiano de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3751152382955008por
dc.contributor.referee2Flora, Lisandra Pinto Della
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0125226860208396por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2362625470411746por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAgronomiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agronomia - Agricultura e Ambientepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International