dc.creator | Peruchini, Melise | |
dc.date.accessioned | 2018-09-24T19:56:56Z | |
dc.date.available | 2018-09-24T19:56:56Z | |
dc.date.issued | 2017-06-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14373 | |
dc.description.abstract | This research’s is in the Network Educational Technologies for Innovation and Democratization of
Education Area of Concentration, in the Management of Network Education Technologies research line,
and its main theme is the integration of the Information and Communication Technologies (ICT) in
research practices, aiming to analyses how this integration may be able to help with teacher’s education,
transposing teaching and learning challenges, by action-research methodology. Through workshops
divided into five topics about different technological tools with a pedagogical use, we looked up to
stimulate and analyses the possible contributions of the proposed work. At first, the workshops were
offered to the students of “Programa Especial de Graduação - Formação de Professores para Educação
Profissional”, from UFSM, at the “Práticas de Investigação no Ensino como Princípio Educativo”
curricular discipline. Then, they're open to teachers from city's public schools, as well to graduate
students of UFSM, organized by Santa Maria’s Education Department. The development period was
two semesters, the first one dedicated to PEG and the second one to the public schools and graduate
students. This action-research’s data was collected through activities in the Moodle platform,
observations registered in a class diary, and questionnaires. The analysis and discussion of the results
point to challenges and possibilities of the integration of ICT in research practices and shows the
relevance of teacher’s education, in workshops that presents the new technologies as much as the
research practices as a formative principle to professionals of education. As the final product of this
work, a courseware in e-book format was elaborated, containing all the workshops processes, to be full
disclosure, to ensure information will be widespread and so, allow other professionals of the area to
make use of this work. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Práticas de pesquisa | por |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | por |
dc.subject | Investigação-ação | por |
dc.subject | Teachers education | eng |
dc.subject | Research practices | eng |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.subject | Action-research | eng |
dc.title | Formação de professores: desafios e possibilidades da integração das TIC às práticas de pesquisa | por |
dc.title.alternative | Teatcher training: challenges and possibilities of ICT integration in research practices | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa se encontra na Área de Concentração de Tecnologias Educacionais em Rede
para Inovação e Democratização da Educação, na linha de pesquisa de Gestão em Tecnologias
Educacionais em Rede, e traz, como temática principal, a integração das Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) às Práticas de Pesquisa, buscando analisar em que medida estas podem auxiliar
na formação de profissionais da que buscam à docência, de maneira a transpor desafios de ensinoaprendizagem
através da investigação-ação. Através de oficinas de formação, divididas em cinco
tópicos que abordam diferentes ferramentas tecnológicas como recursos pedagógicos, ministradas
presencialmente e com atividades à distância, de forma complementar, objetivou-se incentivar e
analisar as possíveis contribuições da proposta. Em um primeiro momento, as oficinas foram ofertadas
aos alunos do Programa Especial de Graduação - Formação de Professores para a Educação
Profissional e Tecnológica - da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na disciplina Práticas de
Investigação no Ensino como Princípio Educativo e, posteriormente, foram abertas para os professores
da rede municipal de ensino de Santa Maria bem como, para professores e graduandos de cursos de
licenciatura da UFSM, através de edital disponibilizado pela Secretaria de Educação. O período de
desenvolvimento foi de dois semestres, sendo o primeiro semestre de 2016 dedicado ao PEG, e o
segundo à rede municipal de ensino e aos cursos de licenciatura. A coleta de se deu através das
atividades desenvolvidas pelos cursistas na plataforma Moodle, de registros de observações em aula
e de questionários com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados e discussão dos resultados
apontam desafios e possibilidades da integração das TIC nas Práticas de Pesquisa e demonstram a
relevância de processos de formação que abordem tanto novas tecnologias quanto a prática da
pesquisa como princípio formativo para o profissional educador. Como produto final deste trabalho, foi
elaborado um material didático em formato de e-book, a partir das oficinas, para ampla divulgação, de
maneira a garantir a disseminação das informações e permitir que outros profissionais da área possam,
quem sabe, valer-se desta produção. | por |
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Karla Marques da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3301494042964760 | por |
dc.contributor.referee1 | Mallmann, Elena Maria | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4353719005526350 | por |
dc.contributor.referee2 | Machado, Sátira Pereira | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2940552424054556 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2771586923529880 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |