Mostrar registro simples

dc.creatorPeruchini, Melise
dc.date.accessioned2018-09-24T19:56:56Z
dc.date.available2018-09-24T19:56:56Z
dc.date.issued2017-06-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14373
dc.description.abstractThis research’s is in the Network Educational Technologies for Innovation and Democratization of Education Area of Concentration, in the Management of Network Education Technologies research line, and its main theme is the integration of the Information and Communication Technologies (ICT) in research practices, aiming to analyses how this integration may be able to help with teacher’s education, transposing teaching and learning challenges, by action-research methodology. Through workshops divided into five topics about different technological tools with a pedagogical use, we looked up to stimulate and analyses the possible contributions of the proposed work. At first, the workshops were offered to the students of “Programa Especial de Graduação - Formação de Professores para Educação Profissional”, from UFSM, at the “Práticas de Investigação no Ensino como Princípio Educativo” curricular discipline. Then, they're open to teachers from city's public schools, as well to graduate students of UFSM, organized by Santa Maria’s Education Department. The development period was two semesters, the first one dedicated to PEG and the second one to the public schools and graduate students. This action-research’s data was collected through activities in the Moodle platform, observations registered in a class diary, and questionnaires. The analysis and discussion of the results point to challenges and possibilities of the integration of ICT in research practices and shows the relevance of teacher’s education, in workshops that presents the new technologies as much as the research practices as a formative principle to professionals of education. As the final product of this work, a courseware in e-book format was elaborated, containing all the workshops processes, to be full disclosure, to ensure information will be widespread and so, allow other professionals of the area to make use of this work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPráticas de pesquisapor
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopor
dc.subjectInvestigação-açãopor
dc.subjectTeachers educationeng
dc.subjectResearch practiceseng
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectAction-researcheng
dc.titleFormação de professores: desafios e possibilidades da integração das TIC às práticas de pesquisapor
dc.title.alternativeTeatcher training: challenges and possibilities of ICT integration in research practiceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa se encontra na Área de Concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, na linha de pesquisa de Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede, e traz, como temática principal, a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) às Práticas de Pesquisa, buscando analisar em que medida estas podem auxiliar na formação de profissionais da que buscam à docência, de maneira a transpor desafios de ensinoaprendizagem através da investigação-ação. Através de oficinas de formação, divididas em cinco tópicos que abordam diferentes ferramentas tecnológicas como recursos pedagógicos, ministradas presencialmente e com atividades à distância, de forma complementar, objetivou-se incentivar e analisar as possíveis contribuições da proposta. Em um primeiro momento, as oficinas foram ofertadas aos alunos do Programa Especial de Graduação - Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica - da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na disciplina Práticas de Investigação no Ensino como Princípio Educativo e, posteriormente, foram abertas para os professores da rede municipal de ensino de Santa Maria bem como, para professores e graduandos de cursos de licenciatura da UFSM, através de edital disponibilizado pela Secretaria de Educação. O período de desenvolvimento foi de dois semestres, sendo o primeiro semestre de 2016 dedicado ao PEG, e o segundo à rede municipal de ensino e aos cursos de licenciatura. A coleta de se deu através das atividades desenvolvidas pelos cursistas na plataforma Moodle, de registros de observações em aula e de questionários com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados e discussão dos resultados apontam desafios e possibilidades da integração das TIC nas Práticas de Pesquisa e demonstram a relevância de processos de formação que abordem tanto novas tecnologias quanto a prática da pesquisa como princípio formativo para o profissional educador. Como produto final deste trabalho, foi elaborado um material didático em formato de e-book, a partir das oficinas, para ampla divulgação, de maneira a garantir a disseminação das informações e permitir que outros profissionais da área possam, quem sabe, valer-se desta produção.por
dc.contributor.advisor1Rocha, Karla Marques da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3301494042964760por
dc.contributor.referee1Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350por
dc.contributor.referee2Machado, Sátira Pereira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2940552424054556por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2771586923529880por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International