Contribuições da gestão para a redução da reprovação no sexto ano de uma escola municipal de Sapucaia do Sul (RS)
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de gestão utilizadas para reduzir os fatores que contribuem para a reprovação no 6º ano do Ensino Fundamental de nove anos de uma Escola Municipal de Sapucaia do Sul (RS). As informações foram coletadas através da análise documental tendo como base os dados registrados em ata da secretaria da escola pesquisada sobre os resultados finais dos anos letivos de 2009, 2010 e 2011 para as turmas de 6º ano, também foram considerados como dados de análise os IDEBs (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2009 e 2011 para o 5º ano da Escola, do município e estado do Rio Grande do Sul e de um questionário com perguntas abertas respondidas pela orientadora pedagógica, quatro professores e três pais, todos relacionados com o ano de escolarização em estudo, analisadas em categorias, utilizando-se análise de conteúdo. Foi analisado o índice geral de reprovação do 6º ano e pesquisadas as contribuições da gestão compartilhada para a diminuição dos índices de reprovação no 6º ano, em uma Escola municipal de Sapucaia do Sul (RS) e as estratégias de intervenção para os fatores da reprovação. Percebe-se que há uma falta de interesse, falta de comprometimento por parte dos alunos, mas também existe um descaso muito grande da família. Concluí-se que os pais ou responsáveis em parceria com a escola, podem colaborar para a redução dos índices de reprovação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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