Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.creatorDias, Cláudia Adriana
dc.date.accessioned2018-09-25T12:23:00Z
dc.date.available2018-09-25T12:23:00Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14379
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze the management strategies used to reduce the factors that contribute to failure in the 6th grade of elementary school for nine years in a Municipal School of Sapucaia do Sul (RS). Information was collected through document analysis based on the data recorded in the minutes of the school office searched on the final results of the academic years 2009, 2010 and 2011 for classes 6th grade, were also considered data analysis the IDEBs Development Index (Basic Education), 2009 and 2011 for the 5th year of school, city and state of Rio Grande do Sul and a questionnaire with open questions answered by guiding pedagogical, four teachers and three parents, all related year enrollment in study analyzed into categories using content analysis. We analyzed the overall disapproval of year 6 and surveyed the contributions of shared management to reduce the failure rates in the 6th year in a school hall Sapucaia do Sul (RS), and intervention strategies for the factors of failure. It is noticed that there is a lack of interest, lack of commitment on the part of students, but there is also a very large family neglect. We concluded that the parents or guardians in partnership with the school, can contribute to reducing failure rates.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectReprovaçãopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectSexto ano do ensino fundamentalpor
dc.subjectFaileng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subject6th grade of elementary schooleng
dc.titleContribuições da gestão para a redução da reprovação no sexto ano de uma escola municipal de Sapucaia do Sul (RS)por
dc.title.alternativeContributions of management fail to reduce the 6th year in a school hall of South Sapucaia (RS)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de gestão utilizadas para reduzir os fatores que contribuem para a reprovação no 6º ano do Ensino Fundamental de nove anos de uma Escola Municipal de Sapucaia do Sul (RS). As informações foram coletadas através da análise documental tendo como base os dados registrados em ata da secretaria da escola pesquisada sobre os resultados finais dos anos letivos de 2009, 2010 e 2011 para as turmas de 6º ano, também foram considerados como dados de análise os IDEBs (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2009 e 2011 para o 5º ano da Escola, do município e estado do Rio Grande do Sul e de um questionário com perguntas abertas respondidas pela orientadora pedagógica, quatro professores e três pais, todos relacionados com o ano de escolarização em estudo, analisadas em categorias, utilizando-se análise de conteúdo. Foi analisado o índice geral de reprovação do 6º ano e pesquisadas as contribuições da gestão compartilhada para a diminuição dos índices de reprovação no 6º ano, em uma Escola municipal de Sapucaia do Sul (RS) e as estratégias de intervenção para os fatores da reprovação. Percebe-se que há uma falta de interesse, falta de comprometimento por parte dos alunos, mas também existe um descaso muito grande da família. Concluí-se que os pais ou responsáveis em parceria com a escola, podem colaborar para a redução dos índices de reprovação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto