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dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorDorneles, Mariane Paludette
dc.date.accessioned2018-09-25T12:50:01Z
dc.date.available2018-09-25T12:50:01Z
dc.date.issued2011-12-05
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14380
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe lack of sustainability generated by the capitalist way of life adopted by a human being has generated growing concern about the depletion of nonrenewable re-sources and the destruction of our ecosystems. Plastic bags are a way of transport-ing goods is nothing harmless to the environment because of the large number pro-duced and their non-biodegradable. Becoming indispensable educate citizens about this issue, to be multipliers of their learning. This paper aims to examine students' understanding of the final grades of elementary school, and environmental issues related to the use of plastic bags, making a parallel between different economic reali-ties. The study was conducted in two Primary School in the municipality of Santa Ma-ria / RS. The research population consists of students from 5th to 8th grade. Data collection was performed by applying a questionnaire. The organization of the re-sponses was Monday through tabulation of data, grouping them into a graph. Data analysis consisted of two stages: on the quantitative and qualitative analysis. We in-terviewed a total of 138 students between the two schools. The comfort and conven-ience caused by the use of plastic bags are the major obstacles to the change of habit. Action is needed to raise awareness of environmental education aimed at young people, so that changes can happen.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectSacolas plásticaspor
dc.subjectConsciência ecológicapor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectPlastic bagseng
dc.subjectEcological awarenesseng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.titleSacolas plásticas: como a percepção dos alunos pode apontar os caminho para a conscientização através da educação ambientalpor
dc.title.alternativePlastic bags: perception of how students can point paths for awareness through environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA falta de sustentabilidade gerada pelo modo de vida capitalista adotado pelo ser humano tem gerado uma crescente preocupação com o esgotamento de recursos não renováveis e com a destruição de nossos ecossistemas. As sacolas plásticas são uma forma de transporte de produtos nada inofensiva para o meio ambiente, devido o elevado número produzido e sua natureza não biodegradável. Tornando-se imprescindível conscientizar os cidadãos quanto a essa problemática, para que se-jam multiplicadores de seu aprendizado. Este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental, quanto às ques-tões ambientais relacionadas ao uso de sacolas plásticas, realizando um paralelo entre diferentes realidades econômicas. A pesquisa foi desenvolvida em duas Esco-las de Ensino Fundamental do município de Santa Maria/RS. A população pesquisa-da é composta por alunos da 5ª a 8ª série. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário. A organização das respostas obtidas foi feira através da tabulação dos dados, agrupando-as em um gráfico. A análise dos dados foi constituída de duas etapas: a referente à quantitativa e a análise qualitativa. Foram entrevistados ao todo 138 alunos, entre as duas escolas. O comodismo e a conveni-ência causada pelo uso da sacola plástica são os grandes obstáculos para a mu-dança de hábito. São necessárias ações de conscientização voltadas a Educação Ambiental dos jovens, para que as mudanças possam acontecer.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [321]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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