Justiça restaurativa e comunicação não violenta: práticas da gestão escolar visando a paz
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Data
2012-11-30Autor
Dias, Celina Clara Ferreira
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Com esta pesquisa constatamos que no ambiente escolar tem aumentado significativamente a violência entre os atores sociais que fazem parte do contexto educacional. Com uma nova perspectiva na resolução de conflitos, a Justiça Restaurativa desenvolve suas ações voltada para a vítima, agressor e comunidade. Baseada em uma comunicação não violenta para pacificar e resolver os conflitos gerados pela violência em uma comunidade, bairro ou escola. Com base em valores fundamentais, como o respeito, a participação, a responsabilidade, o empoderamento, a humildade. Tendo tudo isso em vista, procuramos responder com esta pesquisa o seguinte questionamento: Como as práticas restaurativas podem contribuir para a construção da humanização e pacificação do ambiente escolar e seu entorno? O objetivo deste trabalho é promover uma cultura de paz na escola de ensino público por meio dos pressupostos teórico-metodológicos da Justiça Restaurativa, como forma de lidar com as situações de violência e restauração de conflitos. Com base neste estudo, compreendemos que uma gestão participativa pode pacificar o ambiente escolar adotando os princípios da Justiça Restaurativa para a resolução de conflitos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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