dc.contributor.advisor | Schwaab, Silvia Guareschi | |
dc.creator | Dias, Celina Clara Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2018-09-25T14:18:14Z | |
dc.date.available | 2018-09-25T14:18:14Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14381 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | With this research we found that the school environment has significantly increased violence among social actors that are part of the educational context. With a new perspective on conflict resolution, restorative justice develops its actions toward the victim, offender and community. Based on a non-violent communication to pacify and resolve conflicts caused by violence in a community, neighborhood or school. Based on fundamental values such as respect, participation, accountability, empowerment, humility. Having all this in mind, we seek to answer this research the following question: How restorative practices can contribute to the building of peace and humanizing the school environment and its surroundings? The objective of this work is to promote a culture of peace in the school of public education through the theoretical and methodological assumptions of restorative justice as a way of dealing with situations of violence and conflict restoration. Based on this study, we understand that a participative management can pacify the school environment by adopting the principles of Restorative Justice for conflict resolution. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Justiça restaurativa | por |
dc.subject | Resolução de conflitos | por |
dc.subject | Education administration | eng |
dc.subject | Restorative justice | eng |
dc.subject | Resolution of conflicts | eng |
dc.title | Justiça restaurativa e comunicação não violenta: práticas da gestão escolar visando a paz | por |
dc.title.alternative | Restorative justice and non violent communication: practice management school seeking peace | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Com esta pesquisa constatamos que no ambiente escolar tem aumentado significativamente a violência entre os atores sociais que fazem parte do contexto educacional. Com uma nova perspectiva na resolução de conflitos, a Justiça Restaurativa desenvolve suas ações voltada para a vítima, agressor e comunidade. Baseada em uma comunicação não violenta para pacificar e resolver os conflitos gerados pela violência em uma comunidade, bairro ou escola. Com base em valores fundamentais, como o respeito, a participação, a responsabilidade, o empoderamento, a humildade. Tendo tudo isso em vista, procuramos responder com esta pesquisa o seguinte questionamento: Como as práticas restaurativas podem contribuir para a construção da humanização e pacificação do ambiente escolar e seu entorno? O objetivo deste trabalho é promover uma cultura de paz na escola de ensino público por meio dos pressupostos teórico-metodológicos da Justiça Restaurativa, como forma de lidar com as situações de violência e restauração de conflitos. Com base neste estudo, compreendemos que uma gestão participativa pode pacificar o ambiente escolar adotando os princípios da Justiça Restaurativa para a resolução de conflitos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |