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dc.contributor.advisorSchwaab, Silvia Guareschi
dc.creatorDias, Celina Clara Ferreira
dc.date.accessioned2018-09-25T14:18:14Z
dc.date.available2018-09-25T14:18:14Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14381
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractWith this research we found that the school environment has significantly increased violence among social actors that are part of the educational context. With a new perspective on conflict resolution, restorative justice develops its actions toward the victim, offender and community. Based on a non-violent communication to pacify and resolve conflicts caused by violence in a community, neighborhood or school. Based on fundamental values such as respect, participation, accountability, empowerment, humility. Having all this in mind, we seek to answer this research the following question: How restorative practices can contribute to the building of peace and humanizing the school environment and its surroundings? The objective of this work is to promote a culture of peace in the school of public education through the theoretical and methodological assumptions of restorative justice as a way of dealing with situations of violence and conflict restoration. Based on this study, we understand that a participative management can pacify the school environment by adopting the principles of Restorative Justice for conflict resolution.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectJustiça restaurativapor
dc.subjectResolução de conflitospor
dc.subjectEducation administrationeng
dc.subjectRestorative justiceeng
dc.subjectResolution of conflictseng
dc.titleJustiça restaurativa e comunicação não violenta: práticas da gestão escolar visando a pazpor
dc.title.alternativeRestorative justice and non violent communication: practice management school seeking peaceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoCom esta pesquisa constatamos que no ambiente escolar tem aumentado significativamente a violência entre os atores sociais que fazem parte do contexto educacional. Com uma nova perspectiva na resolução de conflitos, a Justiça Restaurativa desenvolve suas ações voltada para a vítima, agressor e comunidade. Baseada em uma comunicação não violenta para pacificar e resolver os conflitos gerados pela violência em uma comunidade, bairro ou escola. Com base em valores fundamentais, como o respeito, a participação, a responsabilidade, o empoderamento, a humildade. Tendo tudo isso em vista, procuramos responder com esta pesquisa o seguinte questionamento: Como as práticas restaurativas podem contribuir para a construção da humanização e pacificação do ambiente escolar e seu entorno? O objetivo deste trabalho é promover uma cultura de paz na escola de ensino público por meio dos pressupostos teórico-metodológicos da Justiça Restaurativa, como forma de lidar com as situações de violência e restauração de conflitos. Com base neste estudo, compreendemos que uma gestão participativa pode pacificar o ambiente escolar adotando os princípios da Justiça Restaurativa para a resolução de conflitos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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