A gestão democrática e o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Venina Palma
Abstract
O presente trabalho aborda a importância da gestão democrática no processo de construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual de Ensino Médio Venina Palma, situada no município de Palmeira das Missões/RS. Inicialmente, parte-se do entendimento de que o Projeto Político Pedagógico (PPP) é o documento norteador da Escola e o seu processo de elaboração envolve a participação de professores (as), funcionários (as), estudantes, pais e ou responsáveis; enfim, a comunidade escolar, conforme os pressupostos da Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9.394/96). Para tanto, desenvolveu-se pesquisa de campo, mediante a aplicação de questionário aos professores dessa Escola, constando questões objetivas e subjetivas, com abordagens voltadas à concepção de autonomia e participação. Com isso, analisou-se se os conceitos, autonomia e participação, se fazem presentes no processo de elaboração do PPP e o que isso significa para os sujeitos inseridos nessa instituição. A análise do PPP da Escola e pela pesquisa bibliográfica, viabilizou-se o processo de conhecimento e entendimento da realidade dessa instituição e com isso, foi possível constatar que ainda há necessidade de se avançar na construção da participação e da autonomia. No PPP da Escola constam os princípios da gestão democrática, no entanto, conforme a análise dos dados constatou-se que nem todos os sujeitos pesquisados concordam que o processo de elaboração desse documento contou com a participação e o envolvimento coletivo. Portanto, infere-se que, o PPP é um documento de relevância para a Escola e seu processo de construção necessita primar pelo coletivo, de acordo com a concepção de gestão democrática.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: