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dc.contributor.advisorAraujo, Luiz Ernani Bonesso de
dc.creatorFlores, Alisson Galvão
dc.date.accessioned2018-09-25T15:16:11Z
dc.date.available2018-09-25T15:16:11Z
dc.date.issued2018-08-23
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14383
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2018.por
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene por objetivo tratar de reflexiones sociales sobre la biodiversidad brasileña y la Educación Ambiental.. En ese sentido, el derecho al medio ambiente ecológicamente equilibrado es asegurado por la Constitución Federal de 1988. Por ser rico en biodiversidad, Brasil posee legislaciones que tiene por finalidad la tutela del acceso al patrimonio genético brasileño. Sin embargo, las legislaciones se presentan como normatizaciones que han venido a desburocratizar y facilitar los procedimientos para el acceso al patrimonio genético y al conocimiento tradicional asociado a la biodiversidad, muchas veces violando los derechos de las comunidades poseedoras de estos conocimientos. De este modo, la legislación específica se muestra carente de dispositivos que tutelem los derechos de estas comunidades, no habiendo previsiones legales que visen la participación ciudadana, por medio de proyectos o acceso a la información. En cuanto a lo expuesto, este trabajo tiene como cuestionamiento: ¿La Educación Ambiental se muestra como un instrumento apto para viabilizar la concientización sobre el medio ambiente ecológicamente equilibrado? Como metodología, la teoría de base elegida fue la sistémico-compleja, como matriz teórica, ya que permite un enfoque interdisciplinario entre derecho, política, cultura, ecología y ciencia. En cuanto al método de procedimiento, se hace uso del análisis bibliográfico y documental, utilizando como técnica de recolección de datos la producción de fichas y resúmenes expandidos. Por último, se puede concluir que aunque la Educación Ambiental viabilice una concientización acerca de la protección del medio ambiente, todavía hay una carencia por parte de la sociedad sobre la percepción ambiental y la información de las comunidades tradicionales sobre sus derechos de protección.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBiodiversidadepor
dc.subjectComunidades tradicionaispor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectBiodiversidadspa
dc.subjectComunidades tradicionalesspa
dc.subjectEducación ambientalspa
dc.subjectMedio ambientespa
dc.titleBiodiversidade e educação ambiental: análise jurídica e reflexões sociaispor
dc.title.alternativeBiodiversidad y educación ambiental: análisis jurídico y reflexiones socialesspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo tratar de reflexões sociais sobre a biodiversidade brasileira e a Educação Ambiental. Nesse sentido, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é assegurado pela Constituição Federal de 1988. Por ser rico em biodiversidade, o Brasil possui legislações que tem por finalidade a tutela do acesso ao patrimônio genético brasileiro. Contudo, as legislações apresentam-se como normatizações que vieram para desburocratizar e facilitar os procedimentos para o acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado à biodiversidade, muitas vezes violando os direitos das comunidades detentoras destes conhecimentos. Desse modo, a legislação específica se mostra carente de dispositivos que tutelem os direitos destas comunidades, não havendo previsões legais que visem a participação cidadã, por meio de projetos ou acesso à informação. Diante o exposto este trabalho possui como questionamento: A Educação Ambiental se mostra como um instrumento apto a viabilizar a conscientização sobre o meio ambiente ecologicamente equilibrado? Como metodologia, a teoria de base escolhida foi a sistêmico-complexa, como matriz teórica, já que permite um enfoque interdisciplinar entre direito, política, cultura, ecologia e ciência. Quanto ao método de procedimento, faz-se uso da análise bibliográfica e documental, utilizando como técnica de coleta de dados a produção de fichamentos e resumos expandidos. Por fim, pode-se concluir que embora a Educação Ambiental viabilize uma conscientização acerca da proteção do meio ambiente, ainda há uma carência por parte da sociedade sobre a percepção ambiental e à informação das comunidades tradicionais sobre seus direitos de proteção.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [141]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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Acesso Aberto
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