Formação e atuação do farmacêutico: uma percepção a partir de um programa de residência multiprofissional integrada
Resumo
O presente texto apresenta uma reflexão inicial a respeito do ensino e da prática do
farmacêutico inserido num processo de formação não tradicional, tal como o
oportunizado por um programa de residência multiprofissional. Objetiva-se, com isto,
fundamentar e sistematizar ideias referentes à formação e à atuação do
farmacêutico, considerando o papel que esse deve desempenhar na sociedade,
enquanto profissional da saúde. O embasamento teórico que sustenta esta reflexão
advém: de documentos legais,das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de
Graduação em Farmácia, do Projeto Pedagógico do Programa de Residência
Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde da Universidade Federal
de Santa Maria, bem como de estudos que tratam da formação e da prática do
farmacêutico no contexto brasileiro. As percepções decorrentes da vivência no
ambiente de prática de quem subscreve este texto, também se constituíram
subsídios para a sua elaboração. Dentre as considerações finais, destaca-se a
imprescindibilidade da redefinição do perfil do graduado em Farmácia, não sendo
suficiente a simples agregação de habilitações profissionais, desprovidas de uma
nova concepção do que seja um farmacêutico tecnicamente competente e
socialmente comprometido. Ainda pondera-se que a prática de atenção farmacêutica
deve ser operante como eixo orientador da formação e da atuação do farmacêutico
e no resgate de sua identidade profissional.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: